Boca e nariz: Alterações do paladar na terceira idade

Boca e nariz: Alterações do paladar na terceira idade

Mudanças na boca e nariz na terceira idade

Normalmente, quando atingimos a casa dos 50 anos, a capacidade de percepção dos odores e sabores começa a diminuir de forma gradual. Boca e nariz sofrem alterações e o paladar muda. Os dois sentidos são necessários para desfrutar a gama completa dos aromas da comida. A língua pode identificar apenas cinco tipos de sabores básicos: doce, azedo, amargo, salgado e um sabor relativamente recente descoberto chamado umami (que vem sido descrito como denso e profundo). O sentido do olfato é necessário para conseguir distinguir aromas mais sutis e complexos (como as framboesas, por exemplo).

Alterações no paladar

Boca e nariz: Alterações do paladar na terceira idade

Veja também:

Mudanças físicas na terceira idade

Com o envelhecimento, começa a diminuir a sensibilidade das papilas gustativas na língua. Essa mudança afeta a percepção dos sabores doces e dos salgados mais do que dos azedos e dos amargos. A capacidade de sentir os aromas diminui porque o revestimento do nariz se torna mais fino e mais seco, e as terminações nervosas no nariz se deterioram. Entretanto, a mudança é leve, normalmente afetando somente os odores mais sutis. Devido a essas alterações, muitos tipos de comidas tendem a parecer amargas e as comidas com aromas mais sutis podem parecer não ter sabor.

A boca tende a parecer estar seca mais frequentemente, particularmente porque há menos produção de saliva. Além disso, a boca seca reduz a capacidade de saborear a comida.

Problemas nos dentes

Com o envelhecimento, a gengiva acaba se retraindo um pouco. Consequentemente, as partes baixas dos dentes são expostas às partículas de alimentos e bactérias. Além disso, o esmalte dos dentes tende a ficar mais desgastado. Essas mudanças, assim como a boca seca, deixam os dentes mais suscetíveis a apodrecerem e terem cáries, e, assim, fazem a perda de dentes mais possível de acontecer.

Mudança na estrutura do nariz

Com o envelhecimento, o nariz tende a crescer e ampliar-se, e a ponta tende a encurvar-se.

Cabelos grossos podem crescer no nariz, acima dos lábios e no queixo.