Bicarbonato de Sódio – Maneiras interessantes de usar

Bicarbonato de Sódio – Maneiras interessantes de usar

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que dissolve na água e pode ser usado para clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta e melhorar o rendimento nos treinos. No entanto, essa substância tem muitas outras utilidades, podendo ser um bom tratamento caseiro.

Formas de usar bicarbonato de sódio

1. Clarear os dentes

Colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio na pasta de dente e usar essa mistura para escovar os dentes é uma excelente forma de limpar profundamente os dentes, removendo a cor amarelada e a placa bacteriana que tende a se acumular nos locais menos alcançados pela escovinha. Escovar os dentes com bicarbonato é bom para higiene bucal mas não deve ser realizado mais do que 1 vez por semana para não remover o esmalte natural dos dentes, que o protegem contra as cáries.

2. Combater a acidez estomacal 

Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

3. Esfoliar os pés para combater o chulé

Adicionar 1 colher de café em 2 colheres de sopa de sabonete líquido é uma ótima forma de fazer um esfoliante caseiro muito eficaz para eliminar o cheiro de chulé dos pés. Basta esfregar essa mistura nos pés ainda molhados, esfregando todo o pé, entre os dedos e os cantinhos das unhas. Isso funciona porque o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica, e por isso também pode ser usado para eliminar a frieira dos dedos dos pés.

4. Fazer banho de assento contra infecção urinária

Quando os sintomas de infecção urinária, como urgência para urinar, dor e ardência quando a urina passa pela uretra, encontram-se presentes, pode-se optar por um tratamento caseiro que consiste em encher uma bacia com 3 litros de água e adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na água até que dissolva e permanecer sentado nu nesta água durante cerca de 20 a 30 minutos. Isso irá reduzir a acidez na região genital trazendo melhora dos sintomas, mas além disso também é importante beber bastante água.

5. Tirar manchas escuras da pele

Por vezes, uma boa esfoliação é suficiente para remover manchas escuras da pele. É possível fazer um esfoliante caseiro misturando 1 colher de bicarbonato de sódio em 3 colheres de um creme hidratante espesso, como o Nívea da lata azul. Basta esfregar essa mistura na área desejada diariamente durante o banho e observar que o tom da pele ficará mais uniforme em poucos dias.

6. Melhorar os treinos de corrida 

A água alcalina pode ser tomada durante os treinos de longa distância, melhorando o rendimento. Uma boa forma de tornar água comum em água alcalina é adicionar 1 colher de café de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Saiba mais em: 

7. Lavar profundamente o cabelo

Adicionar 1 colher de café num pouquinho de shampoo nas mãos e misturar transforma qualquer simples shampoo num shampoo anti-resíduos porque os pequenos grânulos do bicarbonato vão atuar como esfoliante, sendo útil para eliminar o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e ainda pode ser útil para abrir as cutículas dos fios, preparando-os para receber uma boa hidratação, como a selagem térmica.

8. Clarear as unhas 

Misturar 1 colher de café de bicarbonato em meio limão espremido é uma excelente forma de tirar a cor amarelada das unhas. Basta esfregar essa mistura em cada unha, e deixar atuar por alguns minutinhos, depois é só lavar, hidratar e aplicar filtro solar para não correr o risco de queimar a pele quando sair ao sol. 

9. Esfoliar a pele antes da depilação

Esfregar um pouquinho de bicarbonato de sódio misturado com água e um pouquinho de sabonete líquido nas áreas que irá depilar é uma ótima forma de remover os pelos encravados e abrir os poros, facilitando a retirada dos pelos indesejáveis. O ideal é fazer a esfoliação momentos antes de se depilar. 

10. Gargarejar contra coceira na garganta

A coceira na garganta pode ser causada por alergia, irritação ou infecção, nesse caso misturar 1 colher de sopa em meio copo de água morna e fazer gargarejos com essa mistura é uma boa forma de eliminar os micro-organismos que estejam na garganta, purificando essa região.