9 benefícios para a saúde de quem viaja

9 benefícios para a saúde de quem viaja

Viajar é muito prazeroso e tem sido cada vez mais o objetivo de muitas pessoas. A atividade se torna ainda mais atrativa ao sabermos quantos benefícios se podem angariar quando resolvemos por os pés na estrada.

9 benefícios que uma viagem pode trazer para a saúde

9 benefícios para a saúde de quem viaja

1- Melhora as habilidades sociais

Viajar é um bom exercício para enfrentar bloqueios em relacionamentos. Resguardados os cuidados necessários quando se conhece alguém estranho numa viagem, fazer novos amigos, compartilhar suas experiências e conhecer as histórias dos outros permitem que as habilidades psicossociais sejam estimuladas. Sozinho ou acompanhado, durante uma viagem é necessário comunicar-se com pessoas que não se conhece.

2- Aumenta a criatividade


A criatividade surge quando dois neurônios não se conhecem, se cruzam e geram novos vínculos. Por isso viajar pode ser uma terapia efetiva para que as habilidades criativas se potencializem.
Nas viagens, as pessoas estão abertas a conhecerem e viverem coisas novas.
Sem dúvida, romper com o cotidiano pode ser a melhor solução para que as ideias surjam.

3- Melhora a saúde cardíaca

O sedentarismo é o quarto fator de risco de morte por doenças cardiovasculares, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas pessoas costumam ser sedentárias ou pouco ativas em sua rotina diária, no entanto quem viaja com maior frequência tende a ser menos propenso a sofrer de enfermidades cardíacas porque durante as viagens costuma fazer mais exercícios, e mesmo sem se dar conta mantém o sangue em constante movimento.

4- Reduz o estresse

De acordo com um estudo realizado com mulheres americanas, aquelas que viajavam a cada dois anos eram mais propensas a sofrer de depressão e estresse, que as que saíam de férias ao menos duas vezes por ano.
As grandes tensões da vida fazem com que o corpo libere um hormônio chamado cortisol, que em excesso gera estresse e doenças derivadas.
Durante as viagens, as pessoas costumam esquecer, ao menos por uns dias, dos problemas.

5- Aumenta a capacidade de inovação

Em uma viagem as pessoas estão atentas a tudo de novo que estão vendo, comendo, cheirando e sentindo, aprimorando seu sentimento de admiração e curiosidade.

6- Aumenta a capacidade de adaptar-se às mudanças

Para muitos é difícil sair da “zona de conforto”. Viajar e gostar de conhecer novas culturas e maneiras de viver nos torna mais propensos a ter mais facilidade para assimilar qualquer tipo de mudança na vida.

7- Abre a mente

Mergulhar em uma cultura diferente e conhecer, deixando de lado os preconceitos, fará com que nos tornemos pessoas com mentes mais abertas, indivíduos dispostos a tolerar e a entender outras perspectivas da vida.

8- Melhora as habilidades cognitivas

As pessoas que viajam costumam reunir grandes experiências e ampliar seus conhecimentos de cultura geral.
Graças as experiências adquiridas durante uma viagem é possível otimizar os processos cognitivos e enriquecer com lições que vão além das assistidas em salas de aulas.
Viajantes têm mais facilidade em aprender outros idiomas e de enriquecer-se mais no âmbito cognitivo.

9- Viajar nos faz mais felizes

Durante uma viagem é possível sentir diferentes emoções, mas a mais comum é a sensação de felicidade. Um estudo feito pela Universidade de Breda, na Holanda descobriu que de 1500 pessoas, 974 demonstraram mais felicidade ao planejar uma viagem. Isso acontece porque, a partir do momento que se toma a decisão e se planeja a saída, o sistema imunológico se dispõe a liberar endorfinas, que são as encarregadas de manter um estado de prazer e bem-estar.
Durante a viagem, as pessoas costumam reforçar o sistema imunológico com as experiências reunidas e momentos que guardam, sejam sozinhos ou com familiares ou amigos.