5 benefícios dos livros de colorir para adultos

5 benefícios dos livros de colorir para adultos

A ciência já investigou a atividade de colorir livros e percebeu os diversos benefícios que ela é capaz de trazer para os nossos cérebros, e, portanto, pode ser extremamente benéfica também para os adultos. Os livros de colorir trazem para a nossa mente benefícios semelhantes aos da meditação: calma, bem-estar, sensação de plenitude, alívio da confusão mental, entre outros.

Benefícios da atividade de colorir livros

5 benefícios dos livros de colorir para adultos

Alivia o estresse

O hábito de utilizar livros de colorir, especialmente aqueles feitos com mandalas, ajuda a restabelecer a calma, diminuir o estresse e reordenar os pensamentos através das cores utilizadas para pintar e através dos padrões geométricos e de círculos concêntricos presentes nos desenhos.

Ativa os dois hemisférios do cérebro

O nosso cérebro é dividido em duas partes, uma comanda as nossas atividades lógicas racionais e a outra comanda a área da criatividade, imaginação e intuição. A ação de pintar livros de colorir para adultos ativa essas duas áreas. O indivíduo precisa decidir uma cor particular para determinadas formas e padrões, ativando a parte analítica do cérebro. Por outro lado, exercita o lado criativo quando combina as cores e tons para equilibrar a pintura.

Retorno à infância

Quando um adulto pinta um livro de colorir, ele se projeta para a sua infância, um período com memórias de liberdade, felicidade e relaxamento. Isso ajuda a ter uma visão mais saudável e otimista do futuro. Colorir ajuda a conectar com a criança interior, e esta ação é benéfica para aqueles adultos que são muito severos e exigentes consigo mesmo.

Atrai benefícios semelhantes aos da meditação

A meditação é uma prática saudável que ajuda a desconcentrar e aliviar a pressão sofrida pelo nosso cérebro, libertando a sensação de cansaço emocional e mental. No entanto, muitos consideram difícil meditar, desligar completamente a mente. Os livros de colorir atraem benefícios semelhantes e não apresentam tanta dificuldade em conseguir chegar ao estado meditativo.

Reduz ansiedade

Os livros de colorir podem ajudar a reduzir a ansiedade. O foco de atenção em uma atividade relaxante e intuitiva como a de pintar e colorir exercita a expressão artística das pessoas, as conecta com uma parte de si que elas deixaram adormecidas desde a infância e isso traz muitos benefícios para o cérebro: alivia as dores de cabeça, a insônia e a preocupação excessiva das síndromes de ansiedade.