Conheça os benefícios do Açaí para a terceira idade

Conheça os benefícios do Açaí para a terceira idade

Famoso por seus inúmeros benefícios, o açaí é indicado para todas as idades, inclusive para idosos. Isso porque, na terceira idade, o corpo sofre diversas mudanças que acabam exigindo uma alimentação específica e o açaí pode contribuir com essa etapa.

Envelhecer significa enfrentar várias mudanças no metabolismo, na função hormonal, nas atividades diárias e nas necessidades nutricionais. Por isso, uma alimentação balanceada ajuda diretamente para uma vida mais saudável.

O consumo regular e equilibrado de açaí, considerado a pérola negra da Amazônia, contribui com a saúde dos idosos em dois aspectos:

Absorção de ferro

Além de prevenir a anemia, o ferro é um importante aliado para o funcionamento e manutenção do nosso corpo. Ele funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, faça o transporte do oxigênio para todo o organismo.

Nos idosos, a absorção de ferro é de 10 a 15 mg por dia, um número muito maior do que em adultos, que é de 5 mg por dia. Essa quantidade pode ser encontrada em alimentos como fígado, rim, brócolis, carne, coração, couve, ervilha, peixe e o açaí.

Para aumentar ainda mais a absorção desse nutriente, é importante consumir a iguaria com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja. Sempre é claro, com orientação de um profissional.

O açaí é saúde para o cérebro

Outro benefício do açaí para a terceira idade é relacionado à saúde do cérebro. Segundo um estudo apresentado no 240º Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos, o mirtilo, o morango, e o açaí, podem ajudar a garantir o bom funcionamento do cérebro nessa idade.

De acordo com essas informações, quando consumidos estes tipos de alimentos, ativamos um mecanismo de defesa do cérebro, que limpa e recicla proteínas tóxicas ligadas a problemas mentais como perda de memória.

Além de todos estes benefícios, o fruto é muito saboroso e harmoniza com diversos tipos de acompanhamentos.