Benefícios da linhaça para o organismo da mulher

Benefícios da linhaça para o organismo da mulher

A linhaça é á semente da planta Linum usitatissimum, e tem sido muito procurada por seus extraordinários benefícios à saúde. Sementes de linhaça são carregadas de Ômega-3, ricas em fibras e contêm ligninas, que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. Estas sementes também ajudam a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes e câncer. Existem dois tipos diferentes de sementes de linhaça (uma variação marrom e uma amarela) e elas podem ser adicionadas a iogurtes, cereais, e até nas saladas. O óleo dela é um substituto para a semente tradicional, e pode ser utilizado como uma alternativa ao óleo de cozinha comum. Ele pode ajudar a tratar a osteoartrite, a artrite reumatoide, e baixar a pressão arterial.

Benefícios do consumo regular de linhaça

Benefícios da linhaça para o organismo da mulher

Veja também:

20 Alimentos Ricos em Fibras

1) Promove a perda de peso

 O Ômega-3 ajuda a manter o metabolismo equilibrado trazendo energia.

2) Reduz os níveis do colesterol ruim

Pode ajudar a manter baixo o colesterol LDL (o ruim) e ao mesmo tempo aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom), além de ajudar a manter a sua pressão arterial regulada e prevenir doenças cardíacas.

3) Ajuda a combater o câncer

– As ligninas contidas na linhaça ajudam a reduzir os riscos de câncer de mama, devido aos seus componentes anti estrogênicos. Elas auxiliam no bloqueio de enzimas envolvidas na produção de hormônios, que causam o crescimento e a disseminação de células tumorais.

4) Protege contra doença cardíaca

  O Ômega-3 das sementes de linhaça reduz o acúmulo de gordura nas artérias, que leva à aterosclerose. Ele também ajuda a reduzir a inflamação, prevenindo coágulos arteriais que causam ataques cardíacos e derrames.

5) Promove uma pele saudável

– As elevadas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter a pele hidratada. O Ômega-3 também reduz algumas doenças crônicas de pele, tais como rosácea, acne, eczema, alergias, queimaduras solares, e até o risco de câncer.

6) Ajuda a tratar os sintomas da menopausa

– As sementes são ricas em ligninas, que contêm qualidades similares ao estrogênio e podem reduzir os sintomas da menopausa em mulheres. As ligninas agem como a terapia de reposição hormonal convencional, combatendo os calorões (fogachos) e as alterações de humor, e prevenindo contra o câncer de ovário.