Goiaba – Conheça 13 benefícios desta fruta

13 benefícios da goiaba

Proveniente principalmente das Américas Central e Sul, a goiaba é consumida mundialmente, em especial aqui no Brasil. Com casca amarela e polpa rosada, ela é um dos alimentos mais ricos em vitamina C, contendo cerca de três vezes mais a quantidade diária recomendada para o nosso corpo.

1 – Fortalece o sistema imunológico

É Rica em vitamina C – cerca de 228 mg ou 338% a mais que a quantidade necessário para o nosso corpo – e, ainda, propriedades antioxidantes, melhora o nosso sistema imunológico. Assim, o corpo fica mais protegido contra doenças como tosse, resfriado, gripe, e infecções.

2 – Previne o câncer

A fruta é rica em propriedades antioxidantes, fito nutrientes e flavonoides. Esses nutrientes tem grande potencial contra qualquer tipo de câncer.

3 – Ajuda a emagrecer

Graças às vitaminas e minerais presentes em sua composição, ela é capaz de manter o nosso organismo funcionando de forma adequada, fazendo com que ele queime calorias de forma facilitada, além de promover uma sensação de saciedade.

4 – Combate o envelhecimento

A fruta pode ajudar a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele, eliminando efeitos como rugas e linhas de expressão. O resultado do consumo de goiaba na dieta é de uma pele mais jovem e saudável.

5 – Promove a saúde dos olhos

Por causa da vitamina A, presente entre os seus nutrientes, a goiaba é uma aliada da saúde dos olhos. A fruta é reconhecida por muitos especialistas por prevenir doenças visuais.

6 – Trata constipações intestinais

É rica em fibras alimentares. Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

7 – Ajuda na gravidez

Inserir a goiaba na dieta pode ser uma excelente ideia para ajudar na formação do feto, que precisa do ácido fólico e do folato presentes na fruta.

8 – Reduz o estresse

A goiaba pode ser muito útil para aliviar os estados de estresse. O consumo regular da fruta pode controlar a tensão, melhorar o humor e, ainda, relaxar os músculos e nervos do corpo.

9 – A goiaba trata inflamações

A goiaba é uma fruta rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, ela pode prevenir ou tratar qualquer tipo de inflamação no organismo.

Veja também:

Conheça as frutas e vegetais com ação anti-inflamatória

10 – Faz bem para o coração

O potássio está entre os nutrientes presentes na goiaba. Ele é um poderoso agente quando se fala na saúde cardiovascular. Sendo assim, o consumo diário da fruta faz muito bem ao coração, prevenindo uma série de doenças, como a hipertensão.

11 – Previne e controla o diabetes

Além de ser rica em fibras, a goiaba possui um baixo índice glicêmico, que é ideal para evitar os picos de açúcar no sangue..

12 – Controla a pressão arterial

A goiaba possui grande teor de potássio, que é essencial para manter o nível de sódio mais baixo no organismo. Com a quantidade de sódio equilibrada, ajuda a manter a pressão arterial.

13 – Previne a anemia

Graças à vitamina C, a goiaba pode melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Portanto, a ingestão da fruta é uma ótima ideia para prevenir ou tratar a anemia.