Conheça os benefícios da Esfoliação da Pele

Conheça os benefícios da Esfoliação da Pele

Esfoliação é um tratamento facial ou corporal que ajuda na renovação da pele, eliminado as células mortas e as impurezas que deixam a pele envelhecida, seca e desidratada. A eliminação dessas células mortas remove as impurezas liberando os poros e, consequentemente, melhorando a respiração cutânea, permitindo que a pele absorva eficazmente os benefícios dos cremes e cosméticos que serão aplicados posteriormente.

Benefícios da esfoliação

A esfoliação é um tratamento importante para a pele, pois elimina impurezas que a deixam com um aspecto danificado. Os benefícios que esta ação promove são:

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Remove as células mortas expelidas pelo organismo;
  • Desobstrui os poros, limpando profundamente;
  • Atenua e combate rugas e linhas de expressão;
  • Combate o surgimento de acnes e cravos;
  • Elimina manchas e marcas de acnes;
  • Estimula a produção de células novas com mais colágeno;
  • Evita oleosidade excessiva;
  • Deixa a pele pronta para hidratação, aumentando a capacidade de absorção dos cremes hidratantes.

No corpo, além de ser eficaz contra celulite e gordura localizada, a esfoliação evita pelos encravados. Recomenda-se fazer uma esfoliação três dias antes da depilação para remover células mortas e afinar a pele , e três dia depois para evitar que os pelos se encravem.

Quando feita no verão, ela assegura um bronzeamento natural, uniforme e duradouro em uma pele bem preparada, sem defeitos e manchas. Pode ser feita na forma de massagem corporal, pois tem características relaxantes e revigorantes, dependendo dos ingredientes e da técnica utilizada.

Como utilizar

Conheça os benefícios da Esfoliação da Pele

Veja também:

6 dicas simples para uma pele bonita depois dos 60

A frequência com que se deve esfoliar a pele varia conforme o tipo de pele de cada pessoa.

Peles normais a secas

Para pessoas com pele normal, recomenda-se que a esfoliação seja feita de uma a duas vezes por semana. Duas esfoliações por semana conseguem diminuir a espessura da camada córnea, reativando a renovação celular.

Peles oleosas ou mistas

Podem ser esfoliadas duas a três vezes por semana, usando esfoliantes normais. Com ativos mais suaves, pode-se fazer mais vezes. O importante é que os poros não fiquem obstruídos.

Peles sensíveis

Podem ser submetidas à esfoliação suave a cada 15 dias.

Peles maduras

Por causa da menor taxa de renovação, recomenda-se esfoliar duas vezes por semana, sempre com produtos suaves.

Peles com acnes

Evitar a esfoliação em casos de acne moderada a grave, pois pode ocorrer a ruptura das pústulas, havendo risco de infectar glândulas sebáceas, agravando o problema. Já a acne leve pode se beneficiar com esfoliação suave, sob orientação médica.