Beleza e saúde na terceira idade

Beleza e saúde na terceira idade

Envelhecer não é mais um problema como foi antigamente. Nos últimos 50 anos, o número de pessoas acima de 65 anos, especialmente nos países desenvolvidos, tem aumentado significativamente. É preciso adotar algumas medidas para que o envelhecimento não seja um medo e se torne mais uma etapa de prazer da vida onde a saúde e a beleza tenha seu espaço.

O Brasil, assim como nos outros países latino-americanos, também está passando por um processo de envelhecimento populacional. Em 1980, ocupávamos o 10° lugar, com base em sua população acima de 60 anos, e em 2025 essas pessoas serão 14% da população brasileira, devendo ocupar o 6° lugar na esfera mundial, com cerca de 31 milhões de idosos. Dessa forma, seremos uma das maiores populações de idosos do mundo.

Beleza e saúde

A população da terceira idade está cada vez mais se preocupando com a saúde e a beleza e não com o envelhecer propriamente dito, procurando manter-se ativa, praticando atividades físicas e, descobrindo métodos para manter-se bonita e com a aparência mais jovem, recorrendo a cirurgias plásticas e demais opções disponíveis no mercado, cada vez mais preparado para atender essa faixa etária.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, pessoas com mais de 60 anos tem procurado cada vez mais estes procedimentos. As razões para quem já está na terceira idade fazer esta escolha variam desde necessidade a, claro, vaidade, comenta o Dr. Alderson Luiz Pacheco, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas da UFPR.

“Assim como em todas as faixas etárias, há quem prefira envelhecer sem a intervenção do bisturi, mas o crescimento da procura de cirurgias plásticas entre pessoas mais velhas mostra que quem está na terceira idade cada vez mais procura esses recursos”, ressalta Alderson Pacheco, que ainda comenta que, na sua visão, os idosos estão cada vez mais a procura de se manterem ativos, com uma vida social agitada, praticando atividades físicas e cuidando da parte estética.