Batata doce – 8 benefícios para a saúde

Batata doce – 8 benefícios para a saúde

A batata doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente. Ela é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes e tem muitos benefícios a oferecer à nossa saúde. Pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum e serve para preparar uma variedade infinita de pratos doces e salgados.

Batata doce – 8 benefícios para a saúde

8 Benefícios da Batata doce

Veremos agora as principais propriedades da batata doce para a saúde e boa forma.

Veja também:

18 alimentos ricos em proteínas, além da carne

1 – Coadjuvante no ganho de massa muscular

A batata doce está entre os preferidos dos atletas e fisiculturistas juntamente com o arroz, a batata, a aveia e as massas. Ricos em carboidratos, são fontes de energia para potencializar o treino.

2 – Ajuda a perder peso

Alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, Permanecem no aparelho digestivo por mais tempo – por isso são chamados de carboidratos lentos. Eles ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome, o que ajuda a controlar o peso.

3- Poderoso antioxidante

A batata doce é uma fonte acessível de compostos antioxidantes fundamentais para a nossa saúde como o betacaroteno e a vitamina A. Tais compostos são potentes antioxidantes naturais e estão na batata doce em valores mais altos que em qualquer outra raiz.

4 – Melhora a saúde dos cabelos

A batata doce é um alimento rico em vitamina A e beta caroteno, nutrientes fortalecedores e que promovem o crescimento do cabelo. Também pode ser usada como máscara de tratamento para hidratar e devolver o brilho natural aos cabelos.

5 – Regula os níveis de açúcar no sangue

Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata doce lhe dá uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.

6 – Prevenção contra o câncer

De acordo com um estudo do departamento de nutrição e saúde pública da escola de Harvard, nos Estados Unidos, o beta caroteno também se mostrou eficiente contra a formação de câncer de colo do útero em mulheres japonesas.

7 – Beneficia a saúde do coração

As batatas-doces são uma fonte de vitaminas B6. Esta vitamina serve, também para reduzir a homocisteína no nosso organismo, um aminoácido que se encontrado em quantidades elevadas no plasma sanguíneo, indica a propensão a doenças degenerativas vasculares como o infarto.

8 – Ajuda a controlar o estresse

A batata doce é uma fonte de magnésio, conhecido como mineral antiestresse. Ele promove o relaxamento, calma e bom humor, assim como a saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.