Barbatimão – 9 benefícios e modo de usar

Barbatimão – 9 benefícios e modo de usar

Barbatimão é uma planta medicinal brasileira proveniente de uma árvore nativa do interior do Brasil e encontrada principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Cientificamente, a planta é conhecida como Stryphnodendron adstringens ou Stryphnodendron barbatimam e pertence à família de plantas Fabaceae. Popularmente, a árvore também é conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, ubatima ou casca-da-mocidade.

Benefícios do Barbatimão

1. Cicatrização

A principal utilização do barbatimão se dá pela ação cicatrizante. A presença de taninos em sua composição ajuda a acelerar a cicatrização de feridas através da contração dos vasos sanguíneos. Isso faz com que o fluxo sanguíneo diminua na região lesionada, evitando que a inflamação se espalhe na região, facilitando o processo de cicatrização e promovendo a regeneração do tecido afetado.

2. Saúde bucal

As propriedades bactericidas do barbatimão ajudam a prevenir e tratar problemas bucais como cáries e gengivites, evitando também outros problemas como o mau hálito. Isso ocorre porque ele evita a proliferação de bactérias que causam essas doenças.

3. Tratamento de candidíase

Devido ao efeito antifúngico do barbatimão, ele pode inibir a proliferação e o crescimento de fungos do tipo Candida albicans, que causa a doença.

4. Alívio de dores de garganta

Por apresentar atividade antisséptica e anti-inflamatória, o barbatimão também pode ajudar a tratar a garganta inflamada, aliviando as dores associadas à inflamação e combatendo a bactéria Streptococcus pyogenes, que é a causa mais comum de infecções desse tipo.

5. Tratamento de problemas gastrointestinais

Algumas pesquisas mostraram que extratos alcoólicos de barbatimão causam uma menor acidez gástrica. Isso faz com que menos ácido estomacal seja liberado, diminuindo o risco de crises de gastrite e evitando complicações como úlceras e inflamações na mucosa gástrica.

6. Combate à doença de Chagas

Extratos alcoólicos obtidos da casca do barbatimão têm um efeito contra o parasita Trypanosoma cruzi, responsável por transmitir a doença de Chagas. Um dos estudos mostra que o extrato foi capaz de reduzir de forma significativa a quantidade de parasita no sangue de pacientes diagnosticados com a doença.

7. Efeito anti-inflamatório

Há benefícios do barbatimão para combater processos inflamatórios que atingem o organismo, além de impedir que tais inflamações se espalhem pelo resto do corpo.

8. Tratamento de corrimento vaginal

A presença dos taninos no barbatimão é útil para proteger a região vaginal e controlar o corrimento. Neste caso, o ideal é aplicar um extrato ou chá de barbatimão topicamente no local.

9. Ação antimicrobiana

A planta é capaz de eliminar bactérias encontradas na pele que causam problemas como acne e furúnculos, além de lutar contra fungos que causam a candidíase e parasitas que causam a leishmaniose e a doença de Chagas, por exemplo.

Como usar

– Uso tópico

É possível usar as folhas da planta para fazer uma compressa em cortes e lesões na pele. Também é possível usar o chá para higienizar as partes íntimas e prevenir ou tratar infecções no local. Algumas pessoas também usam o pó obtido da casca do barbatimão diretamente sobre a pele. No entanto, é mais seguro usar extratos, as folhas ou pomadas encontradas em farmácias ou manipuladas.

– Chá

O chá pode ser preparado através do uso de 2 colheres de sopa de casca de barbatimão (aproximadamente 20 gramas) para cada litro de água. As cascas precisam ser lavadas antes do preparo.

Com as cascas previamente limpas, adicione-as em fogo baixo e deixe sob aquecimento por cerca de 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por pelo menos 5 minutos. Basta coar e pronto.