Barba – 5 cuidados fundamentais

Barba – 5 cuidados fundamentais

Cuidar da barba corretamente tem sido deixado de lado pelos homens por muito tempo. Os cuidados com a barba devem ser diários, evitando incômodos como caspa na barba, barbas opacas e sem vida, sem falar da higiene que é fundamental.

Saiba como cuidar da barba de maneira adequada

Barba – 5 cuidados fundamentais

1. Escolher o desenho certo para cuidar da barba

Mesmo para quem não seja muito fã de barbas desenhadas, é muito importante definir onde ela começa e termina, escolher a barba certa para seu tipo de rosto é fundamental. Não é nada adequado ou higiênico que se deixe os pelos da bochecha juntando com a nuca e as sobrancelhas. A não ser que seja o Chewbacca! Então, escolher o tipo da barba, e mantê-la aparada é fundamental! Então não pode deixar os pelos do pescoço emendando com os do peito e da bochecha grudando na sobrancelha.

2. Utilizar um shampoo próprio para a barba

Quem pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. A barba acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos.

As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa, por isso se deve tomar cuidado. Quem tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente quando se deixar a barba crescer. A primeira dica é muito importante aqui. Lavar a barba, ao menos, duas vezes por dia para diminuir as espinhas e buscar utilizar cremes que ajudam no tratamento.

Lavar a barba com shampoo específico para o cabelo poderá prejudicar o couro cabeludo do rosto e piorar a irritação, deixando o cabelo da barba seco, sem vida, resultando em pelos de barba semelhantes a lã de aço que causam coceira, em alguns casos.

3. Investir em cuidados com ceras, óleos e balm para barba

É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. Produtos como óleos para barba e ceras para bigode hidratarão a pele e o folículo do cabelo por dentro e por fora ao mesmo tempo, suavizando os fios e prevenindo a pele escamosa e seca, conhecida como “beardruff” (caspa de barba). Uma vantagem adicional é que esses produtos também ajudam a manter o pelo bom e administrável. O óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável.

4. Não deixar o bigode cobrir a boca

Apesar de ser necessário um cuidado especial com toda a barba, o bigode é uma das partes mais importantes nesse processo. Devido a sua posição, ele mantém contato direto tanto com a boca quanto com os alimentos que se consome e, por isso, tende a acumular muita sujeira durante todo o dia. Logo, o ideal é não permitir que fios tenham contato direto com estes elementos nem fiquem caindo sobre seus lábios.

5. Manter a barba aparada

O último passo para manter sua barba nas melhores condições é aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade nem no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a barba a partir das orelhas para baixo, na direção do seu pescoço, a fim de manter um bom nível e até mesmo comprimento dos fios por toda região.