Azeite – Como escolher o melhor

Azeite – Como escolher o melhor

O melhor tipo de azeite é aquele que tem acidez de até 0,8%, chamado de azeite extra virgem. Quanto menor a acidez, mais gorduras boas, melhor a qualidade nutricional e mais benefícios o azeite proporciona à saúde, fazendo com que a avaliação do rótulo seja fundamental para escolher o melhor azeite para o consumo.

O azeite é muito usado para temperar saladas e finalizar pratos, pois ele é rico em gorduras que fazem bem ao coração e que ajudam a reduzir o colesterol alto.

Além dos benefícios à saúde e das suas aplicações culinárias, para saber identificar um bom azeite no supermercado é preciso conhecer os principais tipos de azeite para entender melhor as recomendações de uso desses azeites e suas características.

5 dicas para escolher o azeite mais saudável

Azeite – Como escolher o melhor

Dar preferência para o azeite extra virgem

Pois ele contém mais nutrientes e menor acidez. Quando não for possível, escolha o virgem.

Escolher o azeite com acidez até 0,8%

Quanto menor a acidez, mais puro e melhor a qualidade do azeite.

Escolher o azeite puro, sem misturas com outros azeites ou óleos

Essa informação pode ser encontrada nos ingredientes no rótulo. Certificar-se de que o azeite não é uma mistura com azeite refinado ou outros óleos, podendo receber a denominação de óleo composto.

Pegar os azeites do fundo da prateleira, armazenados longe da iluminação

A exposição do azeite à luz e ao sol pode oxidar as gorduras monoinsaturadas e fazer com  que o azeite perca suas qualidades nutricionais.

Escolher os azeites de embalagem escura e de vidro

Isso previne que a luz entre em contato com o óleo e faça-o perder propriedades nutricionais.

Classificação dos tipos de azeite 

Tipo de azeite de oliva Acidez (%) Principais diferenças Qualidade
Extra-virgem Até 0,8 Preserva todos os nutrientes do azeite. É resultado da primeira prensagem das azeitonas, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino. ✭✭✭
Virgem Menor ou igual a 2,0 É obtido exclusivamente por processos físicos e mecânicos, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino. ✭✭
Único Menor ou igual a 1,0 É uma mistura de azeite de oliva refinado com azeite de oliva virgem ou extra-virgem, tendo menor qualidade.