AVC – Veja os sinais de um possível acidente vascular cerebral

Combatendo a Depressão na Terceira Idade

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e sequelas no Brasil, e a identificação precoce dos sintomas é determinante para evitar danos ao cérebro. Até 3 horas depois do ocorrido, se pode reverter a maior parte dos danos causados pelo AVC. Depois desse tempo, no entanto, as lesões cerebrais dificilmente podem ser tratadas. Assim, saber identificar os sintomas iniciais e chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192 pode salvar a vida ou evitar sequelas graves ao paciente. 

Sinais de Alerta do AVC

Estes são os sinais de alerta de que alguém pode estar tendo um AVC:

  • Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo;
  • Assimetria facial;
  • Dificuldade na fala;
  • Movimentação da língua;
  • Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.

A avaliação superficial das funções motoras pode revelar um derrame cerebral. Assim, para saber se alguém pode ter sofrido um AVC, peça para a pessoa levantar os braços, sorrir, repetir uma frase e colocar a língua para fora e para os lados. Caso a pessoa tenha dificuldades nestas tarefas, ela deve ser levada imediatamente a um hospital. 

AVC – Entendendo o que é

AVC – Veja os sinais de um possível acidente vascular cerebral

O AVC é uma alteração na circulação sanguínea do cérebro, que pode ser de dois tipos: isquêmico, o mais comum, ou hemorrágico. O primeiro é provocado pela obstrução de uma ou mais artérias e, normalmente, acontece com pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado ou hipertensão. O hemorrágico é mais grave, ocorre com a ruptura de uma artéria. O derramamento de sangue na caixa craniana provoca danos muito mais graves e pode se dar até em pessoais mais jovens.