Auriculoterapia – O que é e benefícios

Auriculoterapia – O que é e benefícios

A auriculoterapia é um tratamento que compõe a medicina tradicional chinesa, que se apoia na ideia de que, devido às grandes ramificações de vasos sanguíneos presentes nas orelhas, elas irão influenciar para a solução de desequilíbrios do corpo humano. De acordo com os especialistas na área, este tipo de tratamento pode ajudar a resolver até 200 problemas de saúde e comportamentais diferentes.

O Que é a Auriculoterapia?

Na auriculoterapia são utilizadas as chamadas de “sementes”, que podem ser desde sementes de mostarda até uma pequena esfera metálica, sendo elas responsáveis por estimular determinada região da orelha. Através desse estimulo o seu cérebro produz uma reação especifica, a qual irá ajudar a resolver o problema do qual o paciente sofre. Este tipo de tratamento é resultado de várias centenas, ou mesmo milhares de anos, de história e pesquisa, sendo que nos anos 70 foi criada na China uma entidade reguladora que gere essa mesma investigação.

Como é Feita a Sessão?

Auriculoterapia – O que é e benefícios

O tratamento apenas deve ser feito como complemento ao tratamento que já se esteja fazendo e apenas ser aplicado com um diagnóstico realizado na medicina tradicional. Após ter isso, o especialista em auriculoterapia irá fazer uma série de perguntas essenciais para o tratamento, depois irá usar um dos vários métodos de detecção, de maneira que possa perceber o que realmente se passa. O método de palpação costuma ser o mais utilizado para a detecção. Após perceber isso tudo, irá então ser feita a colocação das “sementes” na orelha em lugares específicos e depois serão estimulados. Deve-se manter essas mesmas sementes durante 3 dias e estimulá-las 3 vezes por dia.

Benefícios e Para Que Serve a Auriculoterapia

Por existir uma comunicação direta entre os vasos sanguíneos estimuladores e o cérebro, a maioria dos benefícios que esta técnica apresenta é no nível psicológico e problemas comportamentais. A auriculoterapia poderá então ajudar com alguns dos seguintes problemas:

 – Ansiedade

 – Emagrecimento

 – Insônia e distúrbios do sono

 – Equilíbrio do organismo

 – Tratamento de vícios