7 passos para aumentar a vida social na Terceira Idade

7 passos para aumentar a vida social na Terceira Idade

Quando uma pessoa madura perde alguém muito íntimo, um amigo próximo ou até mesmo um animal de estimação, pode ser fácil perder a perspectiva da vida. Conviver com a solidão e perda na terceira idade é difícil, mas não é impossível retomar uma vida social.

Passos para aumentar a vida social

7 passos para aumentar a vida social na Terceira Idade

Veja também:

Amigos na terceira idade fazem mais bem a saúde que familiares

1 – Determinar quais atividades se costumava gostar de praticar

Retornar ao convívio social passará certamente por atividades que esteja de acordo com nossos gostos. Voltar a praticar aquele hobby, que pode ser praticado  em um grupo ou uma igreja – ou até mesmo na internet ou pesquisando na biblioteca local. Usar o jornal local para ficar informado sobre eventos de interesse também é um bom caminho. Visitar aulas na universidade local sobre assuntos que possam atiçar a curiosidade ou imaginação; ampliar o conhecimento.

2 – Manter a forma

Mesmo que em intensidade menor, certamente nada impede que se continue a praticar atividades físicas. É importante falar com um médico antes de iniciar qualquer programa de treinamento.

3 – Encontrar um amigo

Se for difícil ir sozinho, existem organizações voluntárias que podem ajudar  a conseguir transporte. O transporte público para cidadãos com mais de 65 anos é gratuito. Aos poucos, a timidez de sair sozinho passará.

4 – Ficar aberto a novas sugestões

Mesmo que seja desconfortável no começo, principalmente se envolver tecnologias novas. Tentar novas atividades que sejam possíveis para o estado físico e que considere interessantes. Evitar reagir negativamente a sugestões de pessoas à volta que podem estar tentando ajudar.

5 – Tornar-se um mentor de pessoas mais jovens

Pessoas jovens gostam de aprender e adorarão descobrir o conhecimento acumulado que temos para oferecer. Podemos oferecer serviços no clube local para dar palestras, ensinar ou servir de guia em passeios ao museu, parque, zoológico, etc. Pessoas de idade são respeitadas por seu conhecimento.

6 – Manter uma atitude positiva

 

A dor sempre estará lá; é parte da natureza da perda. Você merece o melhor, depois de dar tanto de si para o mundo. Manter um sorriso sempre. Sorrir dispara reações químicas no seu cérebro que ajudam a levantar o ânimo. Alugar um filme alegre ou um clássico para assistir em casa. Ver programas humorísticos na TV ou comprar um livro de humor para rir livremente. Redescobrir seu senso de humor e o bem-estar vai melhorar.

7 – Pensar alto

Pesquisar a internet para ver o que as pessoas idosas estão fazendo de mais desafiador: atravessar o país de bicicleta, esquiar, escrever um romance, entrar nas competições esportivas categoria Master, etc. Todas essas coisas são possíveis quando se tem uma postura positiva.