Aumenta a busca pelo “Envelhecimento ativo” nos consultórios

Aumenta a busca pelo “Envelhecimento ativo” nos consultórios

Temos assistido um aumento significativo na expectativa de vida mundial e essa percepção se torna mais visível ainda em países em desenvolvimento como o nosso. Essa tendência acaba fazendo com que cada vez mais pessoas procurem caminhos para que a terceira idade represente algo novo e que se distancie cada vez mais da noção que tínhamos de que ser idoso é sinônimo de ser doente ou inativo. O conceito do “Envelhecimento Ativo” está em alta.

Especialistas capacitados para proporcionar qualidade de vida

Áreas da medicina que antes não eram muito procuradas pelas pessoas com mais de 60 anos agora recebem uma quantidade cada vez maior de pessoas nesta faixa etária, interessados nos seus serviços e orientações. Dentistas especializados em estética dental, cirurgiões plásticos para procedimentos de beleza, dermatologistas com especialização capilar para implantes, urologistas para disfunção erétil, etc. A lista é longa! Principalmente se contarmos com os especialistas em preparação física, esteticistas, massoterapeutas, cabeleireiros, manicures e muitos outros profissionais que estão procurando especializar-se no atendimento ao público idoso, tamanha procura destes por estas especialidades.

Envelhecimento Ativo: Busca por liberdade e autonomia

Envelhecer não significa deixar de fazer as coisas que gostamos de fazer. Claro que precisamos aprender a nos adaptar ao novo momento, porém devemos continuar buscando maneiras de manter nossa liberdade e autonomia. Uma velhice de incapacidade e dependência está cada vez mais ligada à ausência da procura de caminhos para mudar a situação que na impossibilidade de meios de mudança.

O segredo está na nossa maneira de ver a vida

Muitas vezes é difícil encontrar caminhos para mudar as circunstâncias e tendemos a desanimar, entregando-nos ao sedentarismo e a estagnação. Buscar forças onde for preciso e reinventar a vida a partir da nova realidade com uma atitude positiva e até bem humorada, talvez rindo de si mesmo, pode ser a chave para se livrar de uma forma de pensar antiga e retrógrada que esteja nos aprisionando, rompendo para o novo, sem romantizar de maneira tola, enfrentaremos as bengalas, os óculos, os remédios de uso continuo e quaisquer outras coisa que forem necessárias, extraindo a maior quantidade de felicidade que pudermos de cada situação!