Audição – O que muda na terceira idade

Audição – O que muda na terceira idade

Tempo de exposição a ruídos altos é uma das causas da deficiência auditiva

A audição de quem chega à terceira idade acaba sofrendo muitas alterações. Isso acontece provavelmente devido à quantidade de exposição a ruídos e ao envelhecimento. Exposição a ruídos altos ao longo do tempo danifica a capacidade de audição. No entanto, acontecem algumas mudanças com a idade, independentemente de sua exposição aos ruídos altos.

Nossa audição na terceira idade

Audição – O que muda na terceira idade

Ao envelhecermos, ouvir sons de alta frequência torna-se mais difícil. Essa mudança é considerada perda de audição associada à idade (presbiacusia). Por exemplo, a música de violino pode soar menos clara.

Presbiacusia – O que é?

Presbiacusia é definida como diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, por alterações degenerativas, fazendo parte do processo geral de envelhecimento do organismo.

A consequência mais frustrante da presbiacusia é que as palavras se tornam difíceis de serem entendidas. Como resultado, os indivíduos da terceira idade podem pensar que as outras pessoas estão apenas balbuciando. Mesmo quando o volume da voz é mais alto ainda assim existe dificuldade para entender as palavras.

Por que a audição se torna confusa?

O motivo é que a maior parte dos sons das consoantes (como k, t, s, p e ch) são de alta frequência, e estes são os sons que ajudam as pessoas a identificarem as palavras. Por serem sons de baixa frequência, as vogais são mais fáceis de serem ouvidas. Assim, os acontece de ouvir ”ega o e u ere” ao invés de ”Pega o que tu queres”.

Articular as palavras ajuda mais que falar mais alto

Para ajudar, as pessoas precisam articular mais claramente as consoantes, mais do que simplesmente falar alto. Entender o que mulheres e crianças dizem pode ser mais difícil do que entender o que os homens dizem por que a maior parte das mulheres e crianças têm vozes de alta frequência. Gradualmente, ouvir sons de baixa frequência também se torna difícil.

Muitos acabam tendo mais dificuldades para ouvir em lugares altos ou em grupos devido ao ruído de fundo. Também a cera dos ouvidos, que interfere na audição, tende a se acumular mais que antes. Pelos grossos podem crescer para fora dos ouvidos.

Com um pouco de paciência e ajuda médica podemos contornar as dificuldades e manter uma boa qualidade de vida.

Veja também:

Olhos – Principais alterações com a chegada da terceira idade