Asilos de luxo com serviços de hotel

Asilos de luxo: casas para idosos com serviços de hotel

Até algum tempo atrás, os principais lares voltados a atender os idosos ocupavam casas com quintais apertados e quartos coletivos, onde muitas camas eram oferecidas lado a lado. O único serviço disponível era o acompanhamento clínico 24 horas, e as mensalidades custavam em torno de 3 000 reais. Os asilos tradicionais estão perdendo espaço. Existem também as repúblicas para idosos.

Ultimamente, no entanto, surgiram estabelecimentos de melhor padrão. Pelo menos dez endereços com esse perfil abriram as portas na cidade de São Paulo desde 2014, por exemplo. Construídos em grandes terrenos arborizados e divididos em confortáveis apartamentos duplos ou até individuais, esses locais dispõe ainda de um extenso cardápio de atividades culturais e esportivas para quem estiver hospedado.

Em alguns casos, Poucos detalhes diferenciam estas casas do ambiente de um bom hotel. O botão de emergência ao lado da cama é um deles.

Atendimento de hotel

 O valor pago para morar num local assim é de, no mínimo, 5 000 reais por mês. Os hóspedes decidem a sua rotina diária em meio a uma ampla programação, que inclui terapias ocupacionais, sessões de cinema, jogos de videogame do console Wii e atividades físicas, como aulas da dança — realizadas com as pessoas sentadas, para possibilitar a participação de cadeirantes.

Em um destes asilos de alto padrão, a empresa de adestramento Cão Cidadão promove uma interação entre animais e os idosos de lá. “As outras casas de repouso que encontrei eram muito escuras e tristes”, relata a aposentada Maria Manzini, de 93 anos, que se mudou há oito meses para uma suíte dupla numa destas residências. “Aqui é bonito e cheio de atividades.”

Asilos de luxo

Um dos primeiros nessa linha de asilos é o Em Família Residencial Senior, inaugurado em novembro de 2014, com três unidades em SP: duas no Pacaembu e uma em Perdizes. Por ali as atividades acontecem individualmente, de acordo com a necessidade e a característica de cada um. Um exemplo são as sessões de fisioterapia. Os hóspedes reúnem-se apenas em confraternizações e em eventos gerais, como apresentações musicais e passeios.

Algumas opções em São Paulo

Cora Residencial Senior. Rua Antônio Marcondes, 427, Ipiranga, 2500-0802 (mais seis unidades na capital). Site

Em Família Residencial Senior. Avenida Arnolfo Azevedo, 159, Pacaembu, 2659-3788 (mais duas unidades na capital). Site

Residencial Santa Cruz. Rua Antonio Furlan Júnior, 15, Jardim Marajoara, 4564-2050. Site