As mudanças do sono na terceira idade

As mudanças do sono na terceira idade

Com o passar dos anos, a produção de melatonina – hormônio do sono – vai reduzindo, por isso, o sono tende a se tornar irregular. Normalmente, a vontade de dormir começa mais cedo, as horas de sono são menores e é normal acordar com mais frequência.

A diminuição da capacidade de dormir por mais horas consecutivas à noite provoca a fragmentação do sono. Por outro lado, durante o dia, muitos idosos tendem a dormir algumas horas pela manhã ou à tarde.

Dicas para ter uma boa noite de sono

As mudanças do sono na terceira idade

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O sono na terceira idade

Uma boa noite de sono pode fazer uma grande diferença na forma como os seniores se sentem ao longo do dia e nas atividades que realizam. Existem algumas sugestões práticas que ajudam as pessoas idosas a dormirem corretamente. São elas:

Seguir um programa de descanso regular

A hora de dormir e de acordar precisa ser sempre a mesma, incluindo a hora dos fins de semana.

Não fazer sestas durante o dia

Ao fazê-lo, pode ficar mais ativo e ter menos sono durante a noite.

Fazer exercício físico em horários regulares

O exercício físico em horas regulares melhora a qualidade do sono de uma pessoa e ajuda-a a dormir mais profundamente. Não deve fazer exercício físico nas três horas que antecedem o momento de deitar.

Realizar passeios ao longo da tarde

Esta é uma boa forma de usufruir dos benefícios da luz natural da tarde de cada dia.

Não beber álcool ou fumar antes de deitar

O álcool e o tabaco têm propriedades estimulantes e estas podem condicionar uma boa noite de descanso.

Criar um lugar seguro e confortável para dormir

Para dormir de uma forma descansada, é necessário que o quarto esteja escuro, bem ventilado e tão silencioso quanto possível. Um abajur e um telefone junto à cama são sempre objetos muito úteis.

Desenvolver uma rotina específica antes de ir para a cama

Adotar a mesma rotina todas as noites para mostrar ao corpo que é hora de descansar. Por exemplo, assistir ao jornal da noite, ler um pouco e ir deitar. Ao fazer esta rotina de uma forma continuada e repetida, o corpo fica mais habituado.

Usar o quarto apenas para dormir

Depois de desligar a luz do quarto, esperar cerca de 15 minutos para adormecer. Se no final desse tempo, ainda estiver acordado e desperto, sair da cama e regressar apenas quando tiver sono.

Consultar o médico de família

Se alguém está constantemente cansada e fatigada ao longo do dia e sente dificuldades em adormecer, deve consultar o médico de família ou um médico especialista.