10 benefícios de se aprender uma nova língua

Aprender uma nova língua, além de não ser nada fácil, é um processo lento e que pode demorar anos. Porém, um novo idioma traz uma série de vantagens para o cérebro e, através dele, benefícios em outras áreas de nossas vidas.

10 benefícios de se aprender uma nova língua

10 benefícios de estudar uma segunda língua

  1. Aumenta a concentração

Estudar uma segunda língua proporciona maior controle emocional e melhora a concentração, além de ser um bom treino para a capacidade de concentração.

  1. Melhora a saúde mental

Estudos comprovam que estudar outras línguas melhora a saúde mental e é mais uma forma de manter a mente constantemente ativa diminuindo o risco de doenças degenerativas.

  1. Aprimora o aprendizado

Pessoas bilíngues aprendem, em geral, mais línguas posteriormente. Isso porque a atividade desenvolve meios de melhorar o processo de aprendizagem, já que o cérebro se torna proativo.

  1. Traz autoconfiança

Poder falar outro idioma perfeitamente bem ou até poder transmitir conhecimentos para outras pessoas eleva o nível de autoconfiança.

  1. Abre novos horizontes

Falar uma nova língua é algo maravilhoso que amplia a visão de mundo do estudante de idiomas, além de estimulá-lo a vencer novos obstáculos na vida.

  1. Desenvolve a habilidade de multitarefas

Quem aprende uma segunda língua desenvolve a habilidade de fazer múltiplas atividades ao mesmo tempo, por desenvolver a facilidade de alternar entre uma tarefa e outra. Isso proporciona maior flexibilidade cognitiva preparando para mudanças bruscas ou atividades simultâneas.

  1. Torna mais sensível à linguagem

Quem fala duas línguas tem capacidade de identificar idiomas que não domina com mais facilidade, mesmo sem nunca ter aprendido nada.

  1. Desenvolve a memória

Quem domina um ou mais idiomas fortalece o raciocínio, ajudando em cálculos mentais, leitura e foco.

  1. Desenvolve o cérebro

O exercício incessante faz com que o cérebro relacione as linguagens e aumente as regiões onde circulam as células nervosas. Quanto mais você se uma língua, mais potente e saudável o cérebro vai ficar.

  1. Ajuda a aprender melhor

Quem já aprendeu um ou mais idiomas se percebe que aprender qualquer outra coisa fica mais fácil, principalmente se for algo ligado à memorização. Quando se aprende uma língua, o cérebro trabalha para conseguir associar os estímulos sonoros, verbais e visuais, além da tradução mental, que mantém o cérebro em plena atividade. Isso fertiliza o campo para novos aprendizados.

Veja também:

A terceira idade e a educação