Aprender uma nova língua, além de não ser nada fácil, é um processo lento e que pode demorar anos. Porém, um novo idioma traz uma série de vantagens para o cérebro e, através dele, benefícios em outras áreas de nossas vidas.
10 benefícios de estudar uma segunda língua
-
Aumenta a concentração
Estudar uma segunda língua proporciona maior controle emocional e melhora a concentração, além de ser um bom treino para a capacidade de concentração.
-
Melhora a saúde mental
Estudos comprovam que estudar outras línguas melhora a saúde mental e é mais uma forma de manter a mente constantemente ativa diminuindo o risco de doenças degenerativas.
-
Aprimora o aprendizado
Pessoas bilíngues aprendem, em geral, mais línguas posteriormente. Isso porque a atividade desenvolve meios de melhorar o processo de aprendizagem, já que o cérebro se torna proativo.
-
Traz autoconfiança
Poder falar outro idioma perfeitamente bem ou até poder transmitir conhecimentos para outras pessoas eleva o nível de autoconfiança.
-
Abre novos horizontes
Falar uma nova língua é algo maravilhoso que amplia a visão de mundo do estudante de idiomas, além de estimulá-lo a vencer novos obstáculos na vida.
-
Desenvolve a habilidade de multitarefas
Quem aprende uma segunda língua desenvolve a habilidade de fazer múltiplas atividades ao mesmo tempo, por desenvolver a facilidade de alternar entre uma tarefa e outra. Isso proporciona maior flexibilidade cognitiva preparando para mudanças bruscas ou atividades simultâneas.
-
Torna mais sensível à linguagem
Quem fala duas línguas tem capacidade de identificar idiomas que não domina com mais facilidade, mesmo sem nunca ter aprendido nada.
-
Desenvolve a memória
Quem domina um ou mais idiomas fortalece o raciocínio, ajudando em cálculos mentais, leitura e foco.
-
Desenvolve o cérebro
O exercício incessante faz com que o cérebro relacione as linguagens e aumente as regiões onde circulam as células nervosas. Quanto mais você se uma língua, mais potente e saudável o cérebro vai ficar.
-
Ajuda a aprender melhor
Quem já aprendeu um ou mais idiomas se percebe que aprender qualquer outra coisa fica mais fácil, principalmente se for algo ligado à memorização. Quando se aprende uma língua, o cérebro trabalha para conseguir associar os estímulos sonoros, verbais e visuais, além da tradução mental, que mantém o cérebro em plena atividade. Isso fertiliza o campo para novos aprendizados.
Veja também: