Antioxidantes – O que são e para que servem

Antioxidantes O que são e para que servem

O que são antioxidantes

Os antioxidantes evitam a formação de radicais livres no organismo. Os radicais livres favorecem o envelhecimento das células e o aparecimento de doenças como câncer. Os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam prevenindo doenças.

Os antioxidantes são encontrados nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser orientados por um profissional de saúde qualificado, médico ou o nutricionista.

Para que servem os antioxidantes

Consumir antioxidantes adequadamente, protege o corpo da ação dos radicais livres, protegendo as células de danos na sua estrutura.

O que os antioxidantes previnem

  • Envelhecimento
  • Doenças cardiovasculares;
  • Aterosclerose;
  • Câncer;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doenças pulmonares.

Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são: vitamina A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno, ômega-3 e selênio.

Antioxidantes nos alimentos

Antioxidantes – O que são e para que servem

Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes naturais, e uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos fornece para o corpo os antioxidantes necessários para prevenir doenças.

Exemplos de alimentos antioxidantes

 – Tomate, acerola, laranja, morango, uvas, couve, agrião, brócolis, cenoura, arroz, trigo, grãos integrais como linhaça, chia e sésamo, castanha do Pará e castanha-de-caju.

Antioxidantes em suplementos e produtos cosméticos

Os antioxidantes também são encontrados em medicamentos e em produtos de cosmética antienvelhecimento. Alguns exemplos de medicamentos ricos em antioxidantes são os suplementos multivitamínicos, os de ômega-3, os de vitamina C e os de betacaroteno.

Nos produtos de cosmética os antioxidantes são usados para prevenir o envelhecimento precoce. Esses produtos normalmente usam mais de um tipo de antioxidante, pois isso aumenta os seus benefícios para a pele.

É importante lembrar que a suplementação de antioxidantes deve ser feita sob orientação médica ou do nutricionista, e que uma alimentação saudável é necessária para que os efeitos benéficos dos antioxidantes sejam alcançados.