Anemia – Conheça 11 sinais de possível anemia

Anemia – Conheça 11 sinais de possível anemia

É importante reconhecer os indícios que o organismo dá quando falta algum nutriente – no caso da anemia estamos falando, especificamente, do ferro.

Sintomas relacionados à anemia

Anemia – Conheça 11 sinais de possível anemia

1) Fadiga

Sensação de cansaço súbito ou inexplicável “baixa” na energia é um dos sintomas mais comuns de quem está sofrendo de anemia. Também pode se apresentar como sonolência fora de hora e sem razão que explique.

2) Taquicardia

É normal que a frequência cardíaca aumente quando fazemos um esforço grande, ou exercício ou, quando estamos com febre, por exemplo, mas, a taquicardia em repouso não é normal – pode ser derivada de anemia, pois nesse caso o organismo tem que se esforçar mais para oxigenar o cérebro.

3) Queimação da língua e mucosas

É resultado de uma inflamação de toda a língua, de nome glossite, derivada da anemia – se sentirá queimação, desconforto, dificuldades de engolir. É possível que junto com a mucosa bucal também se sinta desconforto em outras mucosas como a anal, vaginal, ocular ou que estas se apresentem esbranquiçadas.

4) Unhas e cabelos quebradiços

Deformações da superfície da unha podem indicar que o organismo não está conseguindo absorver o ferro contido nos alimentos que se come.

5) Palidez e falta de viço na pele

É uma das características das pessoas anêmicas, pois indica problemas de circulação sanguínea também resultante da anemia. Nas crianças, observa-se a coloração das mucosas da boca, gengivas, olhos e unhas que é onde mais cedo aparecem esses sintomas.

6) Cãibras

Podem ser originadas de esforço abrupto, de falta de potássio ou magnésio na alimentação e também, pode ser um dos sintomas de anemia.

7) Boca seca

É um sintoma típico de carência do mineral ferro. Também o são as feridas e rachaduras nos lábios e cantos da boca.

8) Perda de tato

Formigamento de pés e mãos, dificuldades para andar e rigidez nos membros, inferiores ou superiores, são indicativos tanto de anemia quanto da deficiência da vitamina B12.

9) Dor abdominal combinada com pele amarelada

Urina escura ou avermelhada, problemas renais e até convulsões são sintomas urgentes que indicam anemia profunda por destruição das células vermelhas do sangue.

10) Dificuldades respiratórias

Sem outro motivo aparente é indicativo de anemia severa, especialmente em crianças.

11) Dificuldades de aprendizado

Alterações comportamentais também são indicativos de anemia severa em crianças.