Andar descalço – Conheça 5 importantes benefícios

Andar descalço – Conheça 5 importantes benefícios

Andar descalço pode nos oferecer uma sensação de bem estar e diversos outros benefícios. Ao contrário do que se acredita popularmente, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé.

Estudos  indicaram que o contato direto dos pés com o chão traz vários benefícios para  corpo e a mente. Como se sabe, os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como estresse e ansiedade.

É melhor fazê-lo diretamente na terra, sobre a grama e ao ar livre, mas não tendo esta possibilidade, pode ser realizado em casa, nos pisos de madeira ou cimento.

Benefícios de andar descalço

Andar descalço – Conheça 5 importantes benefícios

Veja também:

8 cuidados importantes com os Pés

1. Melhora o equilíbrio e a postura

O contato do pé descalço com o solo permite que o corpo aumente a superfície de suporte e permaneça mais facilmente em equilíbrio.Os praticantes de Yoga sabem que ficar descalço ajuda a manter o equilíbrio mais facilmente para executar as posições.

2. Reforçar os pés e os músculos

Andar descalço fortalece os músculos dos pés e das pernas e faz com que se usem melhor também os dedos dos pés, que de outra forma estariam forçados dentro de um sapato fechado. Andar descalço é útil para deixar os dedos dos pés mais flexíveis.

3. Reduz o inchaço nas pernas

Principalmente no verão, para quem tem problema de inchaço nas pernas, andar descalço pode ser útil uma vez que o hábito melhora a circulação sanguínea, ajudando a prevenir o inchaço nas pernas e nos tornozelos, devido a problemas circulatórios.

4. Proteger de bactérias

Existem estudos que indicam que germes e bactérias podem ser nocivos para os pés, porém estes são mais presentes nos sapatos que no próprio chão.

5. Evitar a contaminação das ruas

Entrar em casa com sapatos pode ser uma via de entrada não só para os germes, mas também para substâncias tóxicas.