Andar de bicicleta prejudica a próstata?

Andar de bicicleta prejudica a próstata

Há alguns mitos e lendas urbanas que se referem à influência que a atividade de ciclismo pode ter sobre os problemas da próstata. Um estudo realizado em 2014 que teria concluído que ela pode ser prejudicada pela atividade do ciclismo vem sendo questionado, por causa da falta de experiências que possam concluir o assunto.

Andar de bicicleta faz mal para a próstata?

Existe controvérsia sobre se a bicicleta pode causar problemas no sistema genito-urinário. Também em relação ao banco da bicicleta, que pode causar dormência na área genital, devido à compressão dos nervos, disfunção eréctil ou outras alterações. A principal razão, comprimindo a ponta do selim tem sobre a próstata e do nervo pudendo, quando o ciclista está sentado e agachando-se no ciclismo de estrada. Essa compressão por horas poderia levar a alterações inflamatórias na disfunção da próstata e eréctil. No entanto, artigos recentes sobre o assunto parecem não ter encontrado uma conclusão definitiva.

Não há estudos suficientes no número de pacientes analisados para comprovar que o ciclismo é prejudicial para o aparelho geniturinário.

Andar de bicicleta prejudica a próstata

Existe alguma contraindicação para o pacientes com problemas de próstata praticar esportes?

Ciclismo recreativo para pacientes com hiperplasia e câncer de próstata não é prejudicial. Mas o esporte pode agravar os sintomas em pessoas que sofrem de prostatite crônica.

Como posso evitar problemas de próstata?

Como ocorre com outras doenças, a prevenção dos problemas acontece através da adoção de estilo de vida saudável:

  • Dieta equilibrada
  • Evitar a obesidade
  • O exercício físico regular

Embora na maioria dos casos, a sua incidência com a idade é inevitável. Por isso, é muito importante verificações periódicas para o diagnóstico precoce.

Recomendam-se exames periódicos com um urologista a partir dos 50 anos de idade. Também a partir de 40-45 anos se há um histórico familiar de câncer.

Fazendo uma avaliação dos sintomas do trato urinário inferior e analítico com a PSA, que é o antígeno marcador de sangue de câncer de próstata.