Alongamento – O segredo da disposição

Alongamento – O segredo da disposição

Diferente do que muitas pessoas pensam, a melhor atitude contra o envelhecimento precoce quando chegamos à terceira idade é praticar atividades físicas. Um dos melhores exercícios nesta idade é o alongamento. Ele ajuda a manter a forma física, auxiliando na saúde mental.

Alongamento – O segredo da disposição

De acordo com especialistas, o alongamento para idosos é indispensável, pois retarda o envelhecimento, ajudando nas capacidades motoras como equilíbrio, flexibilidade coordenação motora e força, fatores que têm uma perda significativa com o tempo.

O alongamento para idosos também proporciona uma sensação de autonomia e bem estar. Além disso, a prática de atividades físicas na terceira idade possibilita um melhor convívio social e interação para desenvolver atividades culturais e recreativas.

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Alongamento na terceira idade

 Alongamento sob medida

Para combater a rigidez articular, nada melhor do que realizar uma sequência de exercícios que tenha sido desenvolvida para quem tem mais de 60 anos. O melhor horário para a prática depende de cada um e pode variar de pessoa para pessoa. “Pela manhã, todo corpo está mais rígido, pois estivemos em repouso por várias horas seguidas. No decorrer do dia, ele vai se soltando. No entanto, qualquer hora é hora de se exercitar, desde que a pessoa esteja se sentindo bem”, explica a fisioterapeuta Anna Raquel Silveira Gomes, professora da Universidade Federal do Paraná.

Alongamento – O segredo da disposição

Para o treinamento dar certo 

  • Consultar o médico antes de começar a realizar o alongamento diário.
  • Portadores de alguns tipos de artroses tem dificuldade para alongar a coluna, por exemplo.
  • Praticar o alongamento com toda a calma do mundo, aproveitando a oportunidade para aliviar as tensões.
  • Respeitar os limites do seu corpo e parar o movimento ao primeiro sinal de dor.
  • Escolher um local bem arejado e que não tenha um piso escorregadio para o alongamento diário.
  • Usar roupas leves e que não impeçam de movimentar livremente o corpo todo. Beber água antes, durante e depois da prática.
  • Evitar exercitar-se antes de se alimentar, pela manhã. Ou logo depois de realizar uma refeição pesada.