Alongamento matinal – Saúde na certa!

Alongamento matinal – Saúde na certa!

Por estarmos vivendo com rotinas cada vez mais intensas e estressantes, se torna cada vez mais importante cuidarmos corretamente do nosso corpo, para diminuir os efeitos nocivos do dia a dia. Uma das melhores alternativas para começar o dia bem é se preparar para um bom alongamento logo pela manhã.

A importância do alongamento

O alongamento é um exercício físico especial para aquecer e preparar a musculatura para receber estímulos mais intensos, diminuindo o risco de tensões não programadas. Assim, a realização é valorizada antes ou depois de uma atividade física, permitindo que os músculos se adaptem melhor a realização desses movimentos.

Apesar de muitos ignorarem a realização dele na rotina de atividades físicas, ou no seu dia a dia, essa prática é essencial para garantir um melhor funcionamento e resposta da musculatura a estímulos enviados pelo cérebro.

Por que fazer alongamentos pela manhã

Alongamento matinal – Saúde na certa!

Quando nos alongamos no início da manhã preparamos a nossa musculatura para receber os estímulos do dia a dia, deixando-nos mais preparados e dispostos para a nossa rotina diária.

O alongamento também pode ajudar a despertar melhor, aumentando a produtividade no período da manhã, ajudando a combater os sintomas do sono.

Benefícios do alongamento

– Ajuda a diminuir desconfortos musculares;
– Aumenta a sensação de relaxamento;
– Melhora a coordenação motora;
– Aumenta a flexibilidade corporal;
– Diminui a sensação de fadiga;
– Ativa a circulação;
– Aumenta o bem-estar.

Fazendo um bom alongamento

Alongamento matinal – Saúde na certa!

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Para fazer um bom alongamento basta seguir algumas orientações básicas dessa prática, permitindo que seu organismo usufrua todos os seus benefícios.

Comece respirando bem fundo e puxando, levemente, a musculatura dos braços, dedos e mãos, sem forçar muito, permitindo que elas se alonguem. Siga depois para a coluna, o pescoço e o peitoral, alongando todos os músculos em todas as direções, deixando pés, quadris e pernas para o final. Cada movimento deve durar, aproximadamente, 30 segundos, sendo feitos de maneira tranquila para evitar lesões.

Qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode realizar alongamentos diariamente. Para usufruir dos benefícios dessa prática é importante que os movimentos sejam feitos regularmente, permitindo que você observe e experimente as melhorias corporais.