Alimentos úteis para hidratação da pele

Alimentos úteis para hidratação da pele

A água é um nutriente essencial para o nosso organismo. Precisamos de água para quase todas as funções corporais, desde regulação da temperatura até o transporte de oxigênio para as células. É normal que nós sintamos cansados quando estamos desidratados. Existem alimentos que promovem uma melhor hidratação.

Alimentos para hidratar a pele

Alimentos úteis para hidratação da pele

1) Abacate

O abacate é rico em vitaminas C, E, gorduras monoinsaturadas, fibras, fósforo, cálcio, potássio, uma grande porcentagem de água, entre outros nutrientes que ao serem ingeridas ajudam a reduzir e bloquear a umidade da pele.

2) Peixes

Os peixes possuem ômega-3 que ajuda a fortalecer as células da pele protegendo-a contra danos do sol, câncer e outras inflamações. Além do selênio, fator que ajuda a preservar a elastina da pele, deixando a mais macia, suave e firme.

3) Ovo

Os ovos são ricos em proteína que podem ajudar na regeneração de células e luteína que promove a elasticidade e hidratação da pele.

4) Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é rico em vitamina E e gorduras boas, o seu consumo regular ajuda a hidratar a pele tanto do lado de dentro quanto lado de fora.

5) Nozes e sementes

Ácidos graxos ômega-3, vitaminas A,B e E, gorduras monoinsaturadas e minerais e antioxidantes. Esses nutrientes estão todos contidos em nozes e sementes que ajudam a hidratar a pele, promovendo a elasticidade, entre outros fatores.  Eles podem ser apreciados puros, em iogurtes, cereais ou em coberturas de pratos salgados. Destacam-se algumas sementes que podem ajudar:  avelã, amêndoas, pistache, nozes, sementes de girassol, linhaça e abóbora.

6) Vegetais alaranjados

Os vegetais de cores alaranjadas e amarelas possuem betacaroteno. Ele é um antioxidante que pode ajudar a pele seca contra danos do ambiente e sol. Alguns itens que podem ajudar a cuidar da pele são: manga, abóbora, mamão, melão, cenoura, entre outros.

7) Verduras

As folhas verdes são ricas em ferro, ácidos graxos ômega-4 e vitaminas A, B e E, nutrientes que podem proteger e ajudar na hidratação da pele, melhorando o sistema imunológico. Algumas folhas verdes como o espinafre e alface trazem 95% de água em sua constituição, assim, são essenciais para os cuidados com a pele, pois eliminam toxinas e impurezas.

8) Frutas

As frutas são ricas em água e, por isso, são fonte importante para a hidratação e proteção da pele. A maioria das frutas tem um grande volume de vitaminas A e C, antioxidante que ajuda a repor os nutrientes na pele, promovendo a produção de colágeno e ajudando a manter uma pele macia e firme.

9) Água de coco

Ao contrário das bebidas isotônicas, a água de coco contém baixo nível de carboidratos. De acordo com estudos, esta bebida natural é eficaz na reidratação após atividades físicas pesadas por conter sódio.