20 opções de alimentos saudáveis para a dieta

Comer menos comidas industrializadas, congeladas e ricas em gordura é o primeiro passo para a perda de peso e agregar certos alimentos saudáveis e econômicos no lugar pode ser um bom negócio. Isso pode potencializar os resultados da dieta, melhorando o bem estar, a saúde física e mental, além de ser uma economia para o bolso.

Veja também:

50 alimentos gostosos com poucas calorias para emagrecer

Nutricionista comenta os 7 alimentos que ninguém deveria comer

20 opções de alimentos saudáveis para a dieta

20 alimentos saudáveis e econômicas para integrar a rotina alimentar

  1. Abacate

A fruta é rica em nutrientes e antioxidantes, bem como fibras, o que contribui para promover sensação de saciedade, inibindo o apetite. Além disso, traz saúde ao coração devido à presença de gorduras monoinsaturadas. Apesar de ser um dos alimentos saudáveis, pode ser bem calórico, pois um único abacate pode ter 350 calorias, por isso é indicado comer pouco.

  1. Arroz integral

O arroz integral é facilmente encontrado nos supermercados e possui um valor um pouco acima do tradicional. Pode ser utilizado para compor receitas de saladas de arroz, arroz de forno, sopas e como acompanhamento. Uma porção (1/4 de xícara) possui apenas 170 calorias, 2 gramas de fibra e 4 gramas de proteína. 

  1. Iogurte Natural Desnatado

Um copinho de iogurte natural desnatado possui, em média, 130 calorias, menos de 10g de carboidratos e cerca de 7g de proteínas. Pode ser consumido nos intervalos entre uma refeição e outra ou como base para parfaits, smoothies e outras sobremesas

  1. Legumes congelados

Um mix de vegetais tem em média 82 calorias, 6 gramas de fibras e 4 gramas de proteína.

  1. Maçãs

As maçãs são fontes de fibras solúveis e podem reduzir os níveis de colesterol e glicose do sangue. Além disso, são fontes de vitamina C que renovam as células do corpo, melhoram a defesa do organismo, mantêm os vasos sanguíneos saudáveis e ainda ajuda na absorção do ferro.

  1. Feijão preto

Uma xícara de feijão preto corresponde a 15 gramas de proteínas e o melhor é que ela traz proteínas sem a presença de gordura saturada, diferente das carnes que são ricas fontes de proteína, mas têm muita gordura.

  1. Aveia

É um cereal composto por fibras, o que alimenta e inibe o apetite por mais tempo. Meia xícara desse cereal possui 4,6 g de amido resistente que tem a função de acelerar o metabolismo e queimar gordura.

  1. Espinafre

Fica perfeito em comidas saudáveis como saladas, cozidos, em sopas ou até mesmo misturado com ovo cozido em lanches. Uma porção possui 20 calorias, 2 gramas de fibra e vitaminas A, C e cálcio.

  1. Brócolis

Ajuda a prevenir o câncer e uma porção tem apenas 30 calorias, combatendo assim a obesidade e o sobrepeso.

  1. Pera

Uma pera ao dia pode fornecer 15% da quantidade diária de fibras que o corpo precisa.

  1. Toranja

Essa fruta possui uma substância que diminui os picos de insulina, que é o hormônio responsável por armazenar gordura. Além disso, possui 90% de água em sua composição.

  1. Chá verde

O chá verde é um dos alimentos saudáveis que mais vem sendo aderidos nas dietas para perda de peso. Esse chá promove sensação de saciedade, sendo muito indicado para consumo entre as refeições, reduzindo a quantidade das porções do prato. Além disso, por ser termogênico e possuir antioxidantes, ele acelera o metabolismo.

  1. Banana

Benéfica para o coração e, diferente do que muitos pensam, pode auxiliar no emagrecimento. A banana um pouco mais verde ou o consumo de farinha de banana verde é capaz de acelerar o seu metabolismo devido à presença de amido resistente.

  1. Ovo

O ovo é uma fonte rica em proteínas e dá sensação de saciedade. Pesquisas demonstraram que o consumo de ovos não aumenta o colesterol ruim, por isso podem ser consumidos sem medo.

  1. Lentilha

Rica fonte de proteínas e fibras, a lentilha promove sensação de saciedade. Meia xícara de lentilha pode conter 3,4 g de amido resistente, carboidrato conhecido por estimular a queima de gordura.

  1. Laranja

A laranja é uma fruta com poucas calorias e boa dose de fibras.

  1. Batata doce

A batata doce é rica em carboidratos sim, mas sacia até três vezes mais que uma fatia de pão de farinha de trigo branca. A batata também possui o tal amido resistente que acelera o metabolismo.

  1. Grão de bico

O grão de bico também é rico em amido resistente, fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

  1. Conserva de atum

Apesar do ideal ser consumir peixes frescos, ao invés dos enlatados, existem algumas compotas de atuns sem óleo que são mais saudáveis. Você pode optar pela sardinha também.

  1. Chocolate amargo

Um pedaço de chocolate meio amargo pode retardar a digestão e é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam na queima de gordura.