Alimentos ricos em antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson.

Os antioxidantes são produzidos pelo organismo humano em pouca quantidade e, por isso, é necessário consumir alimentos que os contenham, como frutas e vegetais, para evitar o envelhecimento precoce e proteger as células e o DNA contra alterações.

Lista dos alimentos com mais antioxidantes

Os alimentos com mais antioxidantes, de maneira geral, são ricos em vitamina C, vitamina E, selênio e carotenoides e, por isso, incluem principalmente frutas e vegetais.

A tabela ORAC serve para avaliar a quantidade de antioxidantes naturais por cada 100 gramas de alimento:

Frutas Valor de ORAC Vegetais Valor de ORAC
Goji berry 25 000 Couve 1 770
Açaí 18 500 Espinafre cru 1 260
Ameixa seca 5 770 Couve de Bruxelas 980
Uva passa 2 830 Alfafa 930
Mirtilos 2 400 Espinafres cozidos 909
Amoras 2 036 Brócolis 890
Oxicoco 1 750 Beterraba 841
Morango 1 540 Pimento vermelho 713
Romã 1 245 Cebola 450
Framboesa 1 220 Milho 400

Para garantir uma ingestão adequada de antioxidantes se recomenda ingerir entre 3000 a 5000 Oracs por dia, tendo atenção para não ingerir mais do que 5 porções de fruta, por exemplo. Assim, é indicado consultar um nutricionista para saber a quantidade e tipo de frutas e vegetais.

Antioxidantes em cápsulas

Alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes em cápsulas são utilizados para completar a alimentação e melhorar o aspecto da pele, prevenindo o surgimento de rugas, flacidez e manchas.

Geralmente, as cápsulas são ricas em vitamina C, vitamina E, licopeno e ômega 3 e podem ser compradas sem receita médica nas farmácias. No entanto, é sempre recomendado consultar um dermatologista antes de utilizar este tipo de produtos. Um exemplo cápsulas é o Goji Berry.