8 alimentos que aumentam a sensação de saciedade

8 alimentos que aumentam a sensação de saciedade

Existem alimentos que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a manter o estômago mais cheio, facilitando assim a manutenção de dietas de emagrecimento.

Alimentos que aumentam a sensação de saciedade

8 alimentos que aumentam a sensação de saciedade

1 – Batata assada

A batata é um componente alimentar que ajuda as pessoas a se sentirem mais satisfeitas e faz com que a sensação de fome demore a voltar depois da refeição. Batatas são alimentos ricos em vitaminas, fibras e outros nutrientes, e o melhor é evitar comer batatas fritas, por causa da gordura mesmo, mas as suas versões cozidas ou assadas estão liberadas – com moderação, é claro.

2 – Ovos

Ovos são alimentos constituídos de proteínas completas, o que significa que eles têm os nove aminoácidos essenciais e que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Quando são digeridos, esses aminoácidos promovem a liberação de hormônios que nos dão a sensação de saciedade. Na hora de preparar o ovo, o ideal é consumir tanto a gema quanto a clara e escolher panelas antiaderentes, para não precisar usar óleo.

3 – Sopa de feijão

Como tem muita água, a sopa nos dá a sensação de saciedade com calorias a menos, e no caso das sopas de feijão, a quantidade de fibra e de amido resistente, que é um “carboidrato do bem”, é alta e retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea, o que proporciona sensação de saciedade por mais tempo.

4 – Iogurte grego

O consumo de proteínas lácteas aumenta a sensação de saciedade e nos ajuda a perder peso mais rapidamente, já que mantém o açúcar no sangue equilibrado. O iogurte grego não tem o soro líquido e, por isso, tem o dobro de proteína e menos açúcar do que o iogurte normal.

5 – Maçã

As maçãs estão entre as poucas frutas que contêm pectina, que é uma substância que prolonga a digestão e que nos dá a sensação de saciedade por mais tempo. Pode-se fazer da maçã uma sobremesa que, além de saborosa, vai fazer com que a sensação de saciedade dure por horas.

6 – Pipoca

Eis um alimento que pode ser um grande aliado da luta pela perda de peso. Pipocas têm poucas calorias e ocupam muito espaço no estômago, fazendo com que você se sinta saciado. O segredo é preparar os grãos sem óleo e, para dar aquela ajudada no metabolismo..

7 – Figos

Figos frescos são alimentos densos e que têm alto teor de fibra, mas poucas calorias. Essas frutas retardam a liberação de açúcar no sangue e nos ajudam a ter menos vontade de beliscar petiscos doces. É uma ótima opção de lanche, especialmente se combinados com castanha e/ou queijo.

8 – Aveia

Aveias são grãos ricos em fibra e que têm uma alta capacidade de absorver líquidos. Quando se cozinha aveia em leite desnatado, seu intestino vai ficar repleto desse alimento e se vai sentir menos fome. O bom é que é um alimento que combina com frutas e se pode usar a criatividade na hora do preparo, para não enjoar.