10 alimentos que ajudam a equilibrar a pressão arterial

alimentos que ajudam a equilibrar a pressão arterial

A hipertensão ou pressão alta, como é mais conhecida, é uma doença da pressão arterial caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica normalmente acompanhada por outras alterações, como obesidade.

A hipertensão acontece quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. A hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois favorece uma série de outras doenças.

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alimentos que ajudam a equilibrar a pressão arterial

 MORANGO

O morango e outras frutas vermelhas são responsáveis pela redução da pressão arterial. Por causa do alto conteúdo de antocianinas, pigmento que dá a cor vermelha.

SALMÃO GRELHADO

Tanto o salmão quanto alguns mariscos são boas fontes de potássio. O alimento ainda é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo.Ajudando a equilibrar a pressão arterial.

ALHO

Fonte de vitamina C é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres, que é uma das causas de doenças do coração. Encontramos também o magnésio, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea e equilibrando a pressão arterial.

LEITE

O cálcio atua diminuindo a pressão do sangue quando estimula a eliminação do sódio. É recomendado consumir os derivados do leite com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

UVA

Um estudo da Universidade de Michigan mostrou que as uvas podem ajudar a combater a pressão arterial alta e as doenças

ABACATE

Apesar de ser extremamente calórico, oferecendo 160 calorias a cada 100 g, o abacate é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. Além disso, a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. No que diz respeito ao potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100 g da fruta contém 485 mg do mineral.

MOLHO DE TOMATE

Uma latinha com 100 g oferece 331 mg do mineral. O molho de tomate também oferece boa quantidade de um fito químico chamado licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, graças ao seu poder antioxidante.

KIWI

De acordo com um estudo apresentado ano passado na American Heart Association mostrou que comer três kiwis por dia pode diminuir a pressão arterial. A pesquisa incluiu 188 homens e 55 idosos, com leve alteração arterial. Eles foram instruídos a comer três kiwis por dia, ou uma maçã por dia, por oito semanas. Os participantes que comeram kiwi tiveram seus níveis de pressão sistólica menores do que quem ingeriu maçã. O kiwi é rico em luteína, com propriedades antioxidantes.

CLARA DE OVO

De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade chinesa de Gilian, a clara do ovo tem alta concentração de uma substância inibidora de enzimas que contribuem para o afinamento dos vasos e consequentemente para o aumento da pressão arterial.

SUCO DE BETERRABA

A bebida conta com quantidade notável de nitrato, substância responsável por relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando, assim, o fluxo do sangue