10 alimentos completos para a nutrição humana

10 alimentos completos para a nutrição humana

Saúde e bem-estar são as palavras-chave do dia a dia de quem quer saúde, mas não abre mão de saborear os melhores pratos.  Ao ingerimos os nutrientes necessários para o bem-estar, todos os nossos sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo…) funcionam da maneira correta. Precisamos dar atenção aos alimentos.

10 alimentos completos para a nutrição humana

10 alimentos essenciais para nossa saúde

1 – Ovo: É um dos alimentos mais utilizados, saboroso, prático e barato. Entre os nutrientes essenciais para a boa saúde que são encontrados no ovo, destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês e o potássio, por exemplo. O ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada.

2 – Alho: O alho é um alimento rico em vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo. Ele tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Também possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imune estimulante e bronco dilatador.

3 – Maçã: Por ter um alto teor de fibras, a maçã ajuda a regular o intestino garantindo menos estresse sobre o reto. O antioxidante quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da lhe confere a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

4 – Cúrcuma: Também conhecido como açafrão, é altamente nutritiva e ajudará a tornar o nosso organismo saudável, livre de enfermidades: Por ter uma grande ação anti-inflamatória da curcumina, a cúrcuma pode ajudar no processo de emagrecimento a diminuir a quantidade de gordura corporal. É um desintoxicante natural do fígado, ajuda na prevenção de melanoma, além de ser antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras.

5 – Couve: É muito utilizado em dietas por ser pobre em calorias. Também é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A e complexo B, sendo ótimo para combater problemas digestivos como constipação e indigestão por também ser rica em fibras. Fonte de glicosinolatos, que são fito químicos naturais como ação desintoxicante.

6 – Limão: É uma fruta rica em vitamina C, útil para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo. O suco do limão podem ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras, além de ajudar a alcalinizar o sangue.

7 – Lentilha: Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingeridas. Atua na tensão pré-menstrual, por ter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação similar ao hormônio feminino, como estrogênio que ajuda a minimizar os sintomas de TPM. Além de possuir cálcio, responsável por produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

8 – Canela: Possui uma propriedade antioxidante poderosa. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos. A canela acelera a atividade do cérebro atuando como tônico. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão. Estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

9 – Alecrim: É um alimento com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante. Por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, seu consumo atua na prevenção da anemia, no fortalecimento e desenvolvimento de ossos e músculos.

10 – Quinoa: Rica em proteínas, ela atua em prol da saúde cardiovascular, prevenindo infarto, derrames. Beneficia os músculos, tornando-os saudáveis e fortes, além de ser fonte de ômega 3, um ácido-graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração.