O cardápio da terceira idade deve focar na manutenção da massa muscular, que indiretamente ajudará na prevenção de doenças e complicações relacionadas à hipertensão, diabetes, osteoporose e ao câncer, etc.Todos sabem o básico de uma dieta saudável – muitas frutas e verduras, proteínas saudáveis, cereais integrais, algumas laticínios com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis, e menos sal. Porém, alguns alimentos são especialmente úteis para idosos que querem vidas mais saudáveis.
O que não pode faltar no cardápio da terceira idade
Água
Veja também:
Idosos tem que tomar mais água? Entenda
Conforme envelhecemos, podemos não beber água o suficiente por não sentirmos a mesma sede que costumávamos ter antes. Nossos corpos são compostos principalmente de água. Desidratados, ficamos cansados mais facilmente, não tolerando o calor, por exemplo. Por vezes, dores de cabeça leves e prisão de ventre, na maioria das vezes são causadas pela desidratação.
Fibras
Veja também:
Legumes, grãos integrais, frutas e verduras são abundantes em fibras dietéticas – que desempenham um papel fundamental no seu sistema digestivo. Ajudam a prevenir ou aliviar a constipação, bem como reduzir o colesterol, a pressão arterial e a inflamação. Isso proporciona um coração mais saudável. As fibras podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e diminuir suas chances de diabetes.
Peixes
Veja também:
Óleo de Peixe: Um atalho para a saúde perfeita
Salmão, cavala e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3, extremamente saudáveis para o coração. Estes peixes podem fazer parte de uma dieta saudável. É recomendável ingerir duas porções por semana.
Azeite de oliva
Veja também:
Azeite de oliva para prevenir infartos
Pode-se usar o azeite como substituto para a manteiga. É bem mais saudável que muitos outros tipos de óleos.
Iogurte
Veja também:
Azeite de oliva para prevenir infartos
A perda óssea aumenta ao envelhecermos. O cálcio ajuda a mantê-lo sob controle e o iogurte é uma boa fonte disso. Consumir iogurte fortificado com vitamina D ajuda a manter os ossos saudáveis na meia-idade.
Tomates
Veja também:
50 alimentos com mais vitamina C
Este e outros alimentos ricos em licopeno, uma substância química natural, podem protegê-lo contra o câncer de próstata e ajudar a prevenir o câncer de pulmão.Tomates cozidos ou processados (em suco, pasta e molho) podem ser melhores do que os crus. Pesquisadores acreditam que aquecer ou esmagar tomates libera mais licopeno.
Vinho tinto
Veja também:
O vinho e seus benefícios à saúde
O álcool pode ajudar a diminuir o colesterol “ruim”, prevenir coágulos sanguíneos e aliviar a pressão sanguínea. Não mais do que um copo por dia para mulheres e dois para homens. Agora, se não bebe álcool, não comece.
Brócolis
Veja também:
Brócolis – Ação Rejuvenescedora e outros benefícios
Preenchido com todos os tipos de vitaminas e antioxidantes, o brócolis é rico em fibras também, vital para indivíduos da terceira idade.
Nozes
Veja também:
13 alimentos que contribuem no desempenho sexual
Cheio de ômega-3, gorduras insaturadas (a mais indicada), fibra e proteínas, as nozes são um bom caminho de nutrição saudável para o coração. Recomenda-se ingerir cinco porções por semana.