10 alimentos energéticos para aumentar a disposição

10 alimentos energéticos para aumentar a disposição

Os cuidados com o que comemos são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Existem alguns alimentos que dão mais energia e disposição.

10 alimentos que dão mais energia

10 alimentos energéticos para aumentar a disposição

  1. Açaí

O açaí é uma fruta brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

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  1. Água de coco

É uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma boa fonte de hidratação para o verão.

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  1. Banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que possui diversas funções, como regular o sono, o humor e auxiliar na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

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  1. Guaraná

O guaraná é fonte de cafeína, um estimulante do sistema nervoso. Consumido com moderação, ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

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  1. Maca Peruana

A Maca Peruana ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga. Além de fornecer energia, é fonte de vitaminas do complexo B, selênio, vitaminas C e E, que tem ação antioxidante.

10 alimentos energéticos para aumentar a disposição

  1. Chá verde

O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que melhora a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois contém um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

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  1. Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que agem na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a minimizar o estresse e melhorar a memória e a produção de energia.

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  1. Mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, magnésio, cálcio, enxofre e potássio.

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  1. Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que dão energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, promovendo saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

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  1. Chocolate Amargo

O chocolate amargo é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, ajudam na saúde do coração. Possui cafeína, o que mantém o corpo alerta e mais disposto.