9 alimentos que aumentam a imunidade

9 alimentos que aumentam a imunidade

É importante consumir alimentos de fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, ou seja, que inibem a ação dos radicais livres no organismo. São eles que aumentam a imunidade e aceleram o envelhecimento celular — um processo que pode levar ao aparecimento de diversas doenças e que prejudicam o sistema imunológico.

Quais são os alimentos que aumentam a imunidade?

9 alimentos que aumentam a imunidade

  1. Frutas cítricas

Frutas cítricas são recomendáveis quando o assunto é o aumento das defesas do corpo. Os limonoides, que estão presentes especialmente na casca fazem diferença.

Estudos demonstraram que essa substância estimula a produção de enzimas que reduzem o colesterol e protegem o organismo contra o câncer.

Da mesma forma, os flavonoides também estão concentrados na casca e ajudam a prevenir problemas cardíacos. Frutas cítricas são ricas em fibras e vitamina C, além de terem propriedades anti-inflamatórias.

Frutas cítricas mais indicadas

  • Laranja;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Tangerina.

9 alimentos que aumentam a imunidade

  1. Folhas verdes escuras

Importante fonte de vitamina C, as folhas verdes escuras possuem luteína e zeaxantina, que têm ação importante contra a degeneração macular.

  1. Alho e cebola

O alho e a cebola podem ser consumidos crus, cozidos, no preparo de outros alimentos, em saladas ou em sopas.

Estudos têm revelado que o alho pode é útil para proteger o corpo de osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares. A cebola, que possui quecetina, reduz as chances de pegar gripe.

  1. Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, além de também ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

9 alimentos que aumentam a imunidade

  1. Castanha-do-pará

Fonte de selênio, a castanha-do-pará possui uma grande capacidade antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres no nosso organismo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

9 alimentos que aumentam a imunidade

  1. Iogurte e leite fermentado

São reconhecidos por serem probióticos e possuírem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

  1. Maçã

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã contribui na prevenção do câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo o sistema imunológico.

  1. Tomate

O licopeno, antioxidante fundamental para prevenir o câncer de próstata que está bastante presente no tomate, ajuda no combate a outros tipos de tumor por causa de sua ação antioxidante.

  1. Gérmen de trigo

Uma ótima fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que protege contra o estresse oxidativo e que interage com as vitaminas A e C e com o selênio para fortalecer a imunidade.

Veja também:

7 alimentos importantes para a terceira idade

Especial Kefir (água e leite)