É importante consumir alimentos de fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, ou seja, que inibem a ação dos radicais livres no organismo. São eles que aumentam a imunidade e aceleram o envelhecimento celular — um processo que pode levar ao aparecimento de diversas doenças e que prejudicam o sistema imunológico.
Quais são os alimentos que aumentam a imunidade?
-
Frutas cítricas
Frutas cítricas são recomendáveis quando o assunto é o aumento das defesas do corpo. Os limonoides, que estão presentes especialmente na casca fazem diferença.
Estudos demonstraram que essa substância estimula a produção de enzimas que reduzem o colesterol e protegem o organismo contra o câncer.
Da mesma forma, os flavonoides também estão concentrados na casca e ajudam a prevenir problemas cardíacos. Frutas cítricas são ricas em fibras e vitamina C, além de terem propriedades anti-inflamatórias.
Frutas cítricas mais indicadas
- Laranja;
- Kiwi;
- Morango;
- Acerola;
- Limão;
- Tangerina.
-
Folhas verdes escuras
Importante fonte de vitamina C, as folhas verdes escuras possuem luteína e zeaxantina, que têm ação importante contra a degeneração macular.
-
Alho e cebola
O alho e a cebola podem ser consumidos crus, cozidos, no preparo de outros alimentos, em saladas ou em sopas.
Estudos têm revelado que o alho pode é útil para proteger o corpo de osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares. A cebola, que possui quecetina, reduz as chances de pegar gripe.
-
Gengibre
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, além de também ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
-
Castanha-do-pará
Fonte de selênio, a castanha-do-pará possui uma grande capacidade antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres no nosso organismo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
-
Iogurte e leite fermentado
São reconhecidos por serem probióticos e possuírem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
-
Maçã
Por conter resveratrol e quercetina, a maçã contribui na prevenção do câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo o sistema imunológico.
-
Tomate
O licopeno, antioxidante fundamental para prevenir o câncer de próstata que está bastante presente no tomate, ajuda no combate a outros tipos de tumor por causa de sua ação antioxidante.
-
Gérmen de trigo
Uma ótima fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que protege contra o estresse oxidativo e que interage com as vitaminas A e C e com o selênio para fortalecer a imunidade.
Veja também:
7 alimentos importantes para a terceira idade