Alimentação diminui os sintomas de Artrite e Artrose

Alimentação diminui os sintomas de Artrite e Artrose

A dieta para artrite e artrose precisa ser baseada em peixes, amendoim, laranja e goiaba, por exemplo, que são alimentos anti-inflamatórios. Para quem não gosta de peixes ou frutos do mar que são ricos em ômega 3, existem os suplementos de óleo de peixe, para diminuir a inflamação, a dor e a limitação provocada pela artrite.

O que comer na Artrite e Artrose

 Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da artrite são:

  • Atum, sardinha, salmão, truta, tilápia, anchova, cavalinha, arenque, bacalhau, sementes de chia e linhaça, castanha de caju, castanha do Pará, amendoim e nozes;
  • Alho e cebola;
  • Frutas cítricas como laranja, abacaxi e acerola;
  • Frutas vermelhas como romã, melancia, cereja, morango e goiaba.

A artrite é uma doença inflamatória crônica que provoca dores nas articulações, e pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em pessoas com mais de 60 anos. Essa doença ainda não tem cura e o seu tratamento inclui medicamentos e atividade física. A alimentação é muito importante para o alívio dos sintomas.

Cardápio de dieta para tratamento da Artrite

Exemplo de cardápio de dieta indicada para tratamento de artrite e artrose, que pode ser base para outras variações.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã Leite desnatado + 1 pão integral com manteiga Iogurte desnatado + cereais integrais Leite desnatado + 4 torrada integrais com ricota
Lanche manhã 1 laranja + 4 bolachas de água e sal 3 castanhas de caju + 3 torradas integrais 6 morangos + 4 bolachas maria
Almoço/Jantar 1 posta de salmão + 4 col de sopa de arroz + salada crua

Sobremesa: 1 pêssego

Peito de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada

Sobremesa: 2 rodelas de abacaxi

Macarronada de atum com molho de tomate e ervas (salsa, manjericão, alho) + salada

Sobremesa: 1 goiaba

Lanche da tarde 1 iogurte desnatado com chia + 3 torradas integrais 1 iogurte desnatado com aveia + 1 pão integral 150 ml de vitamina de fruta com linhaça + 3 amendoins