Alho Poró – Faz bem e está na moda

Alho Poró – Faz bem e está na moda

O alho Poró é um alimento muito utilizado vários   países, sendo também muito conhecido na culinária brasileira É excelente para a saúde em função de suas inúmeras propriedades.

O que é alho Poró? 

O alho Poró é um vegetal da mesma família das cebolas e alhos, e têm diversos outros nomes, como alho-francês, alho-macho, alho-porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros.

Diferente das cebolas e dos alhos, o alho Poró não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas. A parte branca do vegetal é a mais utilizada na culinária, mas suas folhas também são bastante apreciadas em vários lugares.

Possui uma longa e rica história, sendo utilizado e cultivados há milhares de anos na região da Ásia Central e da Europa, desde a Antiguidade. O alho Poró era muito usado pelos antigos gregos, egípcios e pelos romanos, sendo especialmente admirados por seus benefícios para a garganta. Acreditava-se que o alho Poró era excelente para manter a voz forte e que isto era fundamental para os grandes imperadores e oradores da época.

O alho Poró possui sabor mais suave do que a maioria dos outros produtos da mesma família das cebolas, podendo ser cultivado e produzido ao longo do ano.

Propriedades Nutricionais em 100g de Alho Poró

Energia 61 calorias
Carboidratos 14,1 g
Proteínas 1,5 g
Gorduras 0,3 g
Colesterol 0 mg
Fibras 1,8 g

Quais os benefícios do alho Poró e para que serve este alimento?

Este é um alimento com alto teor de nutrientes que se destaca pelos valores consideráveis de muitas vitaminas e minerais, entre elas o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, o potássio, o cobre, o zinco, a vitamina C, a vitamina B3 (niacina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina) e o ácido fólico. Também contém altos teores de fibras e possui baixas calorias, podendo ser acrescentado em inúmeras receitas.

Benefícios do Alho Poró para a saúde

Alho Poró – Faz bem e está na moda

  1. Possui propriedades antioxidantes

É rico em substâncias que contêm alto poder antioxidante, entre elas a vitamina C e o zinco. As substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar e de diminuir os efeitos dos radicais livres que são produzidas de forma natural pelo organismo, mas que podem causar danos nas estruturas do corpo, sendo responsáveis pelo envelhecimento precoce.

  1. Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Pesquisas mostraram que as substâncias antioxidantes presentes no alho Poró, principalmente a vitamina C, ajudam na redução do acúmulo de colesterol nas artérias e promover a regulação da pressão arterial, auxiliando na prevenção de muitas doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, entre outras.

  1. Ajuda no sistema imunológico

O alho Poró auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Muitos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

  1. Aumenta a saúde do sistema digestivo

Ele contém altos teores de fibras e estas são fundamentais para a manutenção da saúde de todo o sistema digestivo. As fibras são importantes para estimular o fortalecimento do estômago, dos rins e do intestino, ajudando na limpeza do trato intestinal, ajudando na absorção de nutrientes e também promovendo maior saciedade e controle da fome.

  1. Auxilia no processo de emagrecimento

O alho Poró contém uma substância chamada de inulina. Estudos indicam que incluir a inulina na alimentação ajuda na regulação dos níveis dos hormônios controladores do apetite na corrente sanguínea.

  1. Melhora a saúde de mulheres grávidas

Por ter alto teor de ácido fólico, traz benefícios para mulheres que estão no início da gravidez. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural do feto nas primeiras quatro semanas de gestação.

  1. Diminui o risco de doenças inflamatórias crônicas

Estudos apontam benefícios do alho Poró na luta contra estados inflamatórios crônicos de baixa intensidade, como diabetes, obesidade e artrite reumatoide por causa do seu teor de polifenol e kaempferol.

  1. Combate ao câncer

Estudos mostraram que o alho Poró é uma boa fonte de sulfatos de alilo, capazes de ajudar na luta contra o crescimento de tumores.