Na prateleira do mercado, a lista de tipos de adoçante é grande, precisamos escolher a melhor opção.
5 tipos de adoçante

Veja também:
Adoçantes Artificiais – Mitos e Verdades
1. Acessulfame K
É um sal derivado do potássio.Para atingir a dose máxima permitida por dia, uma pessoa com 70 kg precisaria consumir diariamente seis litros de um refrigerante zero.
Prós: Tem poder adoçante 125 vezes maior que o açúcar.
Contras: A única restrição ao consumo desse adoçante é para portadores de doenças renais ou outras patologias cujo tratamento deve restringir o consumo de potássio.
Calorias: Não calórico.
2. Aspartame
Muito utilizado, principalmente nas bebidas dietéticas.
Prós: Tem poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar.
Contras: Existem dúvidas quanto aos malefícios desse adoçante,pois alguns estudos falam do seu potencial carcinogênico, enquanto outros relatam a segurança do uso.
Calorias: O aspartame líquido contém 1,3 cal/10 gotas e em pó4 cal/g
3. Ciclamato de sódio
Não há marca comercial que utilize apenas o ciclamato na composição. Ele está sempre associado a outros adoçantes e, assim, a quantidade presente nos produtos é muito pequena. No Brasil, o uso dessa substância é controlado pela Anvisa, que autoriza a comercialização com o limite máximo de0,04 g de ciclamato para cada 100 g de alimento ou bebidas.
Prós: Adoça 50 vezes mais que o açúcar.
Contras: É amplamente utilizado em produtos alimentícios e farmacêuticos. No final da década de 1960, iniciaram-se alguns estudos sobre sua toxicidade, já que a metabolização do ciclamato pelo organismo gera um produto tóxico com ação carcinogênica.
Calorias: Não calórico
4. Esteviosídeo/Stévia
Extraído de uma planta conhecida como Stevia rebaudiana. Não tem contraindicação e é totalmente atóxico.
Prós: É natural e possui sabor 300 vezes mais doce que o açúcar. Tem boa estabilidade em altas e baixas temperaturas, podendo ser levado ao fogo e ao congelador.
Contras: Possui forte sabor amargo residual.
Calorias: Não calórico.
5. Frutose
Extraída das frutas maduras, de alguns vegetais e do mel, pode ser consumida por diabéticos, mas só com orientação médica ou de uma nutricionista. Produz 4 cal/g, o mesmo valor da sacarose (açúcar comum). Por essa razão, é desaconselhável para regimes de emagrecimento.
Prós: A frutose é uma vez e meia mais doce que o açúcar, reduzindo assim a quantidade usada, ou seja, precisa de menos frutose para dar o mesmo sabor doce do açúcar.
Contras: Não possui limite de consumo, mas o excesso de frutose pode causar aumento nos triglicerídeos sanguíneos e provocar cáries.
Calorias: 4 cal/g