Acupuntura para tratar dor de cabeça

Acupuntura para tratar dor de cabeça

O tratamento com acupuntura é indicado para cefaleias, enxaquecas e outros tipos de dor de cabeça vindas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, sendo uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.

Existem vários tipos de dor de cabeça

Existem várias causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, até ser sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou tumores. Quando é consequente a uma doença de base, esta deve ser tratada primariamente.

Nos de dores comuns casos comuns ou dores crônicas, as sessões são realizadas semanalmente, em condições agudas ou severas, as sessões podem ser feitas até três vezes por semana e normalmente duram entre 30 e 50 minutos. Com um mês de tratamento o paciente sente melhora em seu dia a dia e com seis meses os resultados podem ser sentidos de forma permanente.

Acupuntura para tratar dor de cabeça

Saiba como a acupuntura atua nos tipos de dor de cabeça

Enxaqueca

Com crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser tratada pela acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana. Nos casos mais urgentes podem ter retorno de duas a três vezes na semana na fase mais aguda.

Tensional

Contração muscular ou mesmo tensões emocionais podem provocar a cefaleia e provocar dores leves ou moderadas devido à compressão de artérias, o que pode causar um processo doloroso para o paciente. A acupuntura pode ajudar a melhorar o quadro das dores e qualidade de vida, além de ser uma aliada para o tratamento junto com mudança de hábitos.

Estresse

Raiva, preocupação, ansiedade, alterações de humor, medo, irritabilidade entre outras causas podem desencadear a dor de cabeça por estresse. Para combater e aliviar dores, a acupuntura é uma grande aliada para tratamentos de cefaleias que podem ter causas emocionais. Na Medicina Chinesa, as emoções podem ser associadas à desarmonia e, neste caso, a acupuntura é uma das alternativas para organizar as funções energéticas do corpo, além de ajudar o paciente a relaxar.

Veja também:

10 tipos de dor de cabeça e seus tratamentos