O que é o ácido úrico?
O ácido úrico é uma substância comum no corpo humano. Ele é resultado da digestão das proteínas. Na maioria dos casos não causa problemas ao corpo, quando eliminado de forma correta pelos rins.
Os problemas aparecem quando o paciente não presta atenção na alimentação, ingerindo muita proteína de origem animal, a exemplo de carnes vermelhas, frutos do mar e peixes.
Isso causa danos aos rins, que passam a não regular o índice de ácido úrico no corpo. Além disso, uma série de sintomas podem aparecer quando o ácido úrico do corpo está elevado.
Sintomas
Veja também:
Gota: 4 Chás para baixar ácido úrico
Quando há excesso de ácido úrico no corpo, o paciente começa a apresentar cristais de urato de sódio em determinadas regiões do corpo. O que acaba gerando inchaço nas articulações e outros problemas.
- Dor
- Inchaço
- Vermelhidão
- Dificuldade em movimentar uma articulação
- Deformações nas articulações
- Calafrios e febre baixa
- Descamação da pele na região afetada
- Dor nas costas
- Dificuldade para urinar
- Pedra nos rins
Apesar de trazer bastante incômodo, tem tratamento e pode ser facilmente identificado através de uma consulta médica e exames específicos. Porém, se não tratado, pode trazer muitos incômodos.
Como reduzir?
Começando com uma consulta no reumatologista, médico indicado para tratar os casos de ácido úrico elevado, o paciente realiza uma série de exames.
Ele também pode orientar algumas mudanças nos hábitos alimentares, pois o problema também está relacionado a alimentação. Alguns alimentos podem ajudar a tratar o caso, como também podem atrapalhar.
Controlando
Para evitar o desequilíbrio do ácido no organismo, deve-se estar atento a alimentação e aumentar a ingestão diária de água.
Se houver algo diferente do normal, não hesitar em procurar um médico, já que, quanto mais rápido isso acontecer, mais rápido e eficaz será o tratamento. Paralelo a ele, também se pode investir na ingestão dos chás, sob orientação médica.