Ácido fólico: Indicações e benefícios

Ácido fólico: Indicações e benefícios

Ácido fólico, também chamado de folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato está presente naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

Benefícios do Ácido Fólico

Ácido fólico: Indicações e benefícios

Aliado do cérebro

Além de ser importante para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. De acordo com estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como coadjuvante na produção de serotonina, um neurotransmissor que viabiliza o bom humor.

Saúde do coração

O folato se alia com as vitaminas B6 e B12 formando uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em demasia afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular. Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial.

Benefícios em estudo

Prevenção do câncer

Suplementos deste nutriente podem prevenir a progressão do câncer, segundo estudo publicado na revista científica Cancer da Sociedade Americana de Câncer. O estudo forneceu dados para apoiar a hipótese de que a insuficiência de ácido fólico é um fator de risco para a ocorrência do câncer. O folato é incorporado a coenzimas que são essenciais para uma variedade de reações no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos, tais como a síntese e reparação de DNA (o que evita a formação de células defeituosas que poderiam se transformar em uma célula maligna) e a conversão de homocisteína em metionina, seu excesso está ligado a problemas de saúde crônicos, tais como câncer e doenças cardiovasculares.

Quantidade recomendada de ácido fólico

Idade/Momento de vida Quantidades
0 – 6 meses 65 microgramas/ dia
7- 12 meses 80 microgramas/ dia
1 a 3 anos 150 microgramas/ dia
4 a 8 anos 200 microgramas/ dia
9 a 13 anos 300 microgramas/ dia
14 anos em diante 400 microgramas/ dia
Gestantes 600 microgramas/ dia
Lactantes 500 microgramas/ dia