Acidentes domésticos – O que fazer?

Acidentes domésticos – O que fazer?

Na terceira idade é comum acontecerem acidentes devido a realidade do nosso corpo que já responde mais lentamente a movimentos simples. Por isso, é necessário que algum familiar ou pessoa próxima tenha conhecimentos necessários em relação aos primeiros socorros. É importante até que nós mesmos tenhamos esse conhecimento, no caso de acontecer algo assim e estivermos sozinhos.

Os acidentes mais comuns no ambiente doméstico são os seguintes: queimadura, queda, engasgamento, machucar o olho e até sentir dores no peito. São acidentes que acontecem e se houver uma ação correta por meio de primeiros socorros é possível prevenir piores complicações.

Primeiros socorros nos acidentes em casa

Queimaduras

É preciso muita agilidade e calma para que o pânico e o medo não impeçam de agir da melhor forma. Em se tratando de queimaduras, primeiro deve-se lavar a parte que foi machucada com água corrente e somente depois é possível higienizar a região com gaze embebida em soro fisiológico.

Quedas

Em caso de queda o recomendado é não mexer na vítima. Recomenda-se imobilizar e ligar imediatamente para a emergência. Se a queda for simples, utiliza-se um saco de gelo pode diminuir o inchaço. Se o idoso bater a cabeça é recomendável procurar um médico. Muitas quedas também estão relacionadas com os medicamentos que os idosos tomam e que ocasionam tonturas. Por isso, é importante observar.

Ferimento nos olhos

No caso de ferir os olhos com algum objeto, é importante não tocar o ferimento e aplicar algumas gotas de soro fisiológico. Mantendo os olhos fechados. Dependendo do caso, leve-o imediatamente para o médico.

Engasgamento

No caso de engasgamento deve-se abraçar a vítima por trás e posicionar as mãos sobre a boca do estômago, comprimindo uma com a outra, fazendo movimentos repetitivos. Logo depois se deve levar ao médico.

Kit de primeiros socorros

É importante ter um kit de primeiros socorros em casa. Deixe guardado em um lugar onde todos da família saibam. O kit de socorros precisa conter os seguintes itens: soro fisiológico, iodo, gaze, algodão, tesoura, termômetro, curativos adesivos, ataduras, luvas descartáveis e fita adesiva.