7 acidentes domésticos que envolvem idosos

7 acidentes domésticos que envolvem idosos

Acidentes domésticos estão presentes todos os dias em nossas casas. Apesar de serem fatos que acontecem diariamente, as pessoas não dão a devida atenção para esse assunto tão delicado e que devia ser debatido de maneira adequada para evitar novos acidentes a cada dia.

Os que mais sofrem por conta de acidentes domésticos são os idosos e as crianças com até 9 anos de idade. Por mais cuidado que é tomado ou por campanhas que são feitas, ainda não são suficientes para conscientizar as pessoas de que muitas mortes tidas como acidentais são causados por acidentes domésticos.

7 acidentes domésticos que envolvem idosos

Principais acidentes domésticos

Asfixia

Geralmente mortes ou acidentes causados por asfixia acometem as crianças menores de 9 anos, mas também isso pode ocorrer com idosos.

Intoxicações

É importante ter a conscientização que a intoxicação pode ser tanto alimentar quanto com produtos químicos. Vale dizer que é fundamental que preste atenção nos alimentos ingeridos, mas principalmente, atenção aos produtos químicos, mantendo-os em lugar adequado, longe de crianças e também de idosos que necessitam de maior atenção.

Quedas

Uma das maiores causas de mortes ou de acidentes domésticos graves envolvendo idosos e também as crianças. Pesquisas apontam que cerca de 90% dos acidentes domésticos são causados por quedas graves.

Queimaduras

A queimadura através de acidentes domésticos é tão comum quanto as quedas. Ocorrem com frequência tanto em crianças como em idosos. Por conta disso, é importante atenção redobrada com panelas e outros objetos quentes e também em fornos com a temperatura alta.

Veja também:

Acidentes domésticos – O que fazer?

7 acidentes domésticos que envolvem idosos

Objetos afiados e/ou cortes

Esse também pode ser considerado um dos tipos de acidentes domésticos mais comuns e que podem oferecer riscos.

No caso dos idosos, é fundamental fazer com eles consigam manusear de forma correta e com firmeza. Caso não consiga por conta de alguma dificuldade ou pela possível facilidade em se cortar, é importante manter longe dos idosos também.

Alergias

A alergia também é considerada como um tipo de acidente doméstico, é importante ressaltar que as pessoas descobrem que tem algum tipo de alergia após passar pela situação de perigo.

Por isso, ao perceber qualquer sinal e reação estranha no corpo em relação a algum produto ou qualquer outra coisa, é recomendável procurar orientação médica para obter maiores informações sobre a intolerância a determinada coisa.

Choques Elétricos

É também conhecida como uma das maiores causas de acidentes domésticos, não se restringindo à faixa etária, podendo afetar crianças, idosos e adultos.

Sempre quando for utilizar algum aparelho eletrônico é fundamental que os desligue antes e também que procure evitar mexer com os pés descalços e utilize luvas especificas para realizar o serviço.