Abacate – 15 benefícios surpreendentes

Abacate - 15 benefícios surpreendentes

O Abacate é uma fruta de cor verde ou roxa. Fornece por volta de 175 calorias por 100 gramas do seu consumo. Carboidratos e fibras alimentares são encontrados em maioria no abacate. Ele é uma fonte rica em gorduras. Monoinsaturados, poli-insaturados e gorduras saturadas são encontrados nele. Algumas vitaminas são encontradas em abundância tais como, Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, e Vitamina E. Além disso, os minerais, como o Cálcio, Ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.

Veja também:

Abacate – Tratamento Facial – Plantas amigas da terceira idade

3 Receitas caseiras para combater a queda de cabelo

Abacate - 15 benefícios surpreendentes

Benefícios do abacate para a saúde e boa forma

  1. Aumenta a absorção de Carotenoides

O abacate é abundante em gorduras saudáveis e aumenta a absorção dos carotenoides em 2 a 6 vezes em comparação à refeição sem abacate. Além da absorção, o abacate indica melhorar também a conversão dos carotenoides em vitamina A.

  1. Poder anti-inflamatório

Este benefício pode ser reconhecido pelo efeito positivo do abacate sobre o colesterol HDL, considerado colesterol bom, responsável pela proteção das artérias. Ele auxilia na dilatação das artérias e em diversas mudanças corporais benéficas para o funcionamento equilibrado e regular de seu organismo. Esse benefício do abacate é proporcionado pela vitamina E, que induz as gorduras a assumirem poder anti-inflamatório.

  1. Reduz estresse

O abacate contém glutationa, que reduz os efeitos do cortisol, hormônio do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso. A glutationa também promove a desintoxicação do organismo e melhora o funcionamento do fígado.

  1. Melhora a saúde cardiovascular

Adicionar o abacate a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.

  1. Anticâncer

A substância responsável é a glutationa que age como bloqueadora de pelo menos 30 agentes cancerígenos distintos. 

  1. Controle do colesterol

O abacate promove o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a redução do colesterol LDL, o colesterol ruim. Ele reduz a quantidade do hormônio beta-sitosterol e é capaz de inibir a absorção do colesterol dietético.

  1. Fluxo intestinal regular

O bom funcionamento do intestino é mais um dos benefícios, vindo das fibras contidas no fruto.

  1. Inibe o apetite e emagrece

Os benefícios promovem a perda de peso. Ele é extremamente rico em fibras, uma porção de 150g contém 10g desse nutriente que é essencial em dietas para emagrecimento.

  1. Regula a menstruação

Se for consumido de 2 a 4 vezes durante o dia pode ajudar no ciclo menstrual Proporcionando também a redução dos efeitos da TPM (tensão pré-menstrual).

  1. Melhora a visão

Existem benefícios do abacate para a saúde de sua visão por causa da vitamina A contida no fruto.

  1. Proporciona melhor saúde a seus cabelos

Pode ajudar com os incômodos de caspas, proporcionando força e ainda auxiliando na prevenção de calvície.

  1. Sono garantido

As vitaminas de complexo B como a B3 são capazes de equilibrar os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono. O ácido fólico também fortalece neurotransmissores responsáveis pela saúde do sono.

  1. Evita o envelhecimento precoce e trata a pele

O poder dos antioxidantes pode diminuir os efeitos maléficos causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células oferece mais vitalidade e saúde aos seus tecidos

  1. Ajuda na construção de massa muscular

Quando comparado às outras frutas, o abacate se destaca por oferecer 2 gramas de proteínas em 100 gramas da fruta. As proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra e hipertrofia.

  1. Ajuda a regular o metabolismo da glicose

Contém uma baixa carga de carboidratos e um baixo índice glicêmico, o que ameniza a geração de picos de glicemia e insulina e por si só já são fatores que fazem com que ele seja um ótimo alimento para portadores de diabetes.