A Uva e seus benefícios para a saúde

A Uva e seus benefícios para a saúde

Em se tratando de propriedades nutricionais da uva, a primeira ideia é a do consumo de uma pequena taça de vinho. Entretanto, os efeitos positivos desse alimento estão associados não só ao vinho e ao suco de uva, mas também ao fruto in natura. Os sucos possuem menor quantidade de fibras devido ao processamento, além de conterem maior quantidade calórica por porção.

Tipos de uva

A Uva e seus benefícios para a saúde

A uva verde e roxa são espécies distintas, e no processo de amadurecimento, sofrem alterações na coloração, quanto mais vívido o tom da uva, mais madura ela estará, com consistência mais amolecida e sabor adocicado.

Benefícios da uva

  • Efeitos antioxidantes
  • Ação anti-inflamatória
  • Antimicrobiana (inibe o desenvolvimento de micróbios)
  • Anticarcinogênica (atua na prevenção do câncer).

Atualmente, o bioativo resveratrol é o polifenol que atraiu mais atenção, pois estudos mostram uma relação inversa entre o consumo desse bioativo e surgimento de doenças cardiovasculares. Isso porque está associado a:

  • Melhora na dilatação dos vasos sanguíneos
  • Diminuição da oxidação do colesterol “ruim” (LDL)
  • Atuação no sistema regulatório da pressão arterial, auxiliando no controle da mesma, devido a maior vasodilatação das artérias.

Os polifenóis da uva também possuem efeitos antioxidantes e auxiliam:

  • Combate a radicais livres, com efeito protetor a parede dos vasos e no envelhecimento celular.

A vitamina C, também presente na uva, contribui para:

  • Bom funcionamento do sistema de defesas imunológicas;
  • Melhor absorção do ferro;
  • O consumo de uvas frescas ou sucos da fruta integral também garantem a ingestão de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e potássio. No entanto, os sucos possuem menor quantidade de fibras devido ao processamento, além de conterem maior quantidade calórica por porção, por isso devem ser incluídos com equilíbrio na dieta. Por serem líquidos, não exigem o processo de mastigação, um dos responsáveis por promover maior saciedade, e isso pode aumentar a ingestão de calorias da refeição.