A cebola e seus 10 benefícios à saúde

A cebola e seus 10 benefícios à saúde

A cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. É rica em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas.

Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade, pois são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada. A mesma porção fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.

Conta ainda com uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Informações Nutricionais da Cebola

Porção de 100g (1 unidade média)

Energia 58 calorias
Carboidratos 9,9 g
Açúcar 4,4 g
Proteínas 1,3 g
Gorduras 1,9 g
Fibras 1,4 g

Para que Serve a Cebola

Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, a cebola também pode ser utilizada para:

  • Facilitar a perda de peso
  • Estimular o funcionamento dos rins
  • Controlar a glicemia
  • Melhorar a circulação
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Evitar o câncer
  • Combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele
  • Estimular a síntese de colágeno

10 Benefícios da Cebola

A cebola e seus 10 benefícios à saúde

1- Favorece a perda de peso

A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a diminuir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.

2- Eleva os níveis de testosterona

Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino. Em um deles, publicado em 2009 no periódico Folia Morphologica, o consumo de suco de cebola durante 20 dias foi responsável por um aumento nos níveis de testosterona e do hormônio luteinizante, este um estimulante natural da produção de testosterona.

3- Melhora a Circulação

Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.

Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

4- Combate a prisão de ventre

Pesquisas dizem que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde. Ao consumir uma cebola de tamanho médio durante o dia, se está garantindo na dieta 10% da ingestão recomendada de fibra.

5- Previne o Envelhecimento da Pele

As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

6- Controla a glicemia

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.

7- Ajuda na prevenção do câncer

Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.

8- Tem ação anti-inflamatória

Ela tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.

9- Fortalece os cabelos

O suco pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos.

10- É diurética

Estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonoides causam um efeito diurético.