A cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. É rica em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas.
Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade, pois são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada. A mesma porção fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.
Conta ainda com uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.
Informações Nutricionais da Cebola
Porção de 100g (1 unidade média)
Energia | 58 calorias |
Carboidratos | 9,9 g |
Açúcar | 4,4 g |
Proteínas | 1,3 g |
Gorduras | 1,9 g |
Fibras | 1,4 g |
Para que Serve a Cebola
Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, a cebola também pode ser utilizada para:
- Facilitar a perda de peso
- Estimular o funcionamento dos rins
- Controlar a glicemia
- Melhorar a circulação
- Fortalecer o sistema imunológico
- Evitar o câncer
- Combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele
- Estimular a síntese de colágeno
10 Benefícios da Cebola
1- Favorece a perda de peso
A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a diminuir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.
2- Eleva os níveis de testosterona
Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino. Em um deles, publicado em 2009 no periódico Folia Morphologica, o consumo de suco de cebola durante 20 dias foi responsável por um aumento nos níveis de testosterona e do hormônio luteinizante, este um estimulante natural da produção de testosterona.
3- Melhora a Circulação
Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.
Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).
4- Combate a prisão de ventre
Pesquisas dizem que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde. Ao consumir uma cebola de tamanho médio durante o dia, se está garantindo na dieta 10% da ingestão recomendada de fibra.
5- Previne o Envelhecimento da Pele
As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.
6- Controla a glicemia
Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.
7- Ajuda na prevenção do câncer
Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.
8- Tem ação anti-inflamatória
Ela tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.
9- Fortalece os cabelos
O suco pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos.
10- É diurética
Estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonoides causam um efeito diurético.