9 hábitos comuns das pessoas que mais vivem no mundo

conselhos para viver mais de cem anos

A National Geographic se reuniu em 2004 com Dan Buettner, juntamente com os melhores especialistas de longevidade do mundo com o objetivo de identificar lugares ao redor do mundo onde as pessoas vivem mais tempo e com uma melhor qualidade de vida. As chamadas “Zonas Azuis” têm pessoas que vivem até 10 vezes mais que a média dos Estados Unidos, por exemplo.

Depois de identificadas as 5 localidades que mais se destacaram, foram conduzidas equipes de estudo para os 5 lugares, a fim de identificar características do estilo de vida que pudessem explicar os motivos pelos quais se vive mais e melhor.

As Zonas Azuis

A ilha de Okinawa, no Japão, a cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), a ilha de Ikaria, na Grécia, a ilha de Sardenha (Itália), e a península de Nicoya, na Costa Rica. Estes são os lugares que foram identificados e estudados, entendendo suas peculiaridades, no sentido de construir uma explicação que explique a tendência que as pessoas dali tem de viver uma maior quantidade de anos que o restante dos moradores de seus próprios países, inclusive.

O Poder 9 – Características em comum

Depois de anos de estudo, observação e coleta de dados, concluiu-se que nesses lugares onde se vive mais existem características em comum. Estas 9 características que foram identificadas e estão presentes nas 5 Zonas Azuis são chamadas de “O Poder 9”. Elas estão identificadas, analisadas e discutidas no livro “The Blue Zones” de Dan Buettner. Além de presentes no site criado para divulgar a novidade Veja: http://www.bluezones.com/

As 9 características em comum

1 – Movem-se naturalmente. Não fazem maratonas ou levantam pesos; trabalham perto de casa, andam a pé, de bicicleta. O dia a dia é repleto de atividades.

2 – Descobrem formas de liberar o estresse, seja rezando, dormindo ou reunindo com amigos, praticas espirituais, meditação, etc.

3 – Comem menos. Tem o hábito de comer pouco.

4 – Comem pouca carne ou são vegetarianos

5 – Bebem com moderação. Entre os 5, apenas os Adventistas do Sétimo Dia na Califórnia que não bebem nada alcoólico.

6 – Praticam sua fé. Praticam sua espiritualidade, esse é um ponto importante nas zonas azuis.

7 – Poder do amor. Consideram a família e os amigos em primeiro lugar, além de se comprometerem com um parceiro e manter pais e avós por perto.

8 – São sociáveis. Constroem redes sociais que apoiam comportamentos saudáveis.

9 – Conhecessem o seu propósito. Ter uma razão para acordar de manhã.