7 alimentos importantes para a terceira idade

7 alimentos importantes na terceira idade

Nesta fase da vida em que estamos é muito importante atentarmos para os alimentos que consumimos. Sabemos que a qualidade de vida só será alcançada se além de praticarmos atividades físicas adequadas e termos uma vida social ativa, estivermos bem nutridos.

Sabemos o quanto é difícil adotar novos hábitos, principalmente no que diz respeito às coisas que comemos e bebemos. Por isso veremos 7 tipos de alimentos funcionais que contém grande parte dos nutrientes que precisamos e são facilmente encontrados no mercado. O fato de terem sabor agradável, vai facilitar incorporá-los ao nosso cotidiano.

Alimentos funcionais

Chamamos de alimento funcional aquele que tem por sua composição, condições de trazer benefícios fisiológicos capazes de melhorar nossa saúde, reduzindo os riscos do desenvolvimento de doenças. Esses alimentos protegem o nosso organismo.

Alimentação balanceada

Devido às mudanças que nossos corpos tem sofrido, precisamos garantir uma boa oferta nutricional para que ele tenha condições de manter-se em bom funcionamento.

De modo geral, uma alimentação adequada precisa conter quantidades reduzidas de sal e açúcar refinado, fazer consumo diário de frutas e legumes e de alguma proteína animal, além dos carboidratos.

7 alimentos funcionais para a terceira idade

 1. Suco de uva

Por ser rico em resveratrol , o consumo diário de suco de uva 100% natural, sem conservantes é muito importante para a manutenção da saúde do coração.

2. Tomate

Aliado importante para reduzir a possibilidade do desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer, por causa do licopeno em sua composição.

3. Aveia

Contendo componentes como o Beta-Glucano e as saponinas que são coadjuvantes na redução do colesterol, ajudando na diminuição da pressão arterial.

4. Peixe

Peixes mais gordurosos contém Omega 3 e vitamina E que combatem as doenças cardíacas ,ajudando na redução dos triglicérides como também  evitando doenças mentais como a depressão.

5. Iogurte

Por serem ricos em probióticos, os iogurtes contribuem para o sistema gastrointestinal, ajudando na saúde dos ossos e aumentando a imunidade.

6. Castanha

Por serem ricas em gorduras saudáveis e vitamina E são atuantes no combate às doenças coronárias.

7. Soja

Talvez a menos comum da lista a soja vale um esforço maior para consumi-la pois pode trazer grandes benefícios ao sistema circulatório, reduzindo também o colesterol por causa dos fitoquímicos presentes em alta escala.

Vale a pena o esforço!

Se queremos uma terceira idade tranquila e duradoura precisamos nos esforçar para dar condições para que nosso corpo continue equilibrado. Sem precisar de atitudes radicais, mantendo os alimentos acima de forma mais presente, poderemos manter uma boa nutrição a fim de poder usufruir de tudo que ainda temos pela frente!