6 coisas que podem levar à infecção urinária

6 coisas que podem levar à infecção urinária

As diferenças entre o organismo da mulher e o do homem vão além daquelas que podemos ver. O canal da uretra, por onde sai a urina, é uma das diversidades que ficam escondidas. Enquanto entre as mulheres essa via de saída mede cerca de 5 centímetros, para os homens chega à incrível marca de 22 centímetros. A consequência dessa diferença não é nada vantajosa para as mulheres. Isso porque, nelas, bactérias invasoras têm um caminho muito mais curto a percorrer até alcançar a bexiga. Quando chegam ao órgão, costumam trazer problemas. Daí a vontade de urinar fica intensa, há dor e a urina às vezes vem acompanhada de sangue. É a cistite, nome científico da infecção urinária, que atinge de 20 a 30% da população feminina em certa fase da vida.

Causas curiosas de infecção urinária

6 coisas que podem levar à infecção urinária

1. Obesidade

A relação é indireta, mas existe. Quem está muito acima do peso costuma ter dobrinhas em várias partes do corpo. A característica muitas vezes dificulta a higiene adequada da região genital após urinar e cria o cenário para as bactérias se proliferarem.

2. Segurar as urina

Xixi parado na bexiga por muito tempo oportuniza a proliferação de bactérias maléficas. Urinar funciona como uma lavagem contínua.

O ato também é indicado logo depois da atividade sexual, quando podem ocorrer microfissuras na região da uretra.

3. Diabetes

Qualquer moléstia que comprometa as defesas do organismo predispõe à infecção urinária. É o caso do diabetes e da aids.

4. Constipação

Na prisão de ventre, os problemas vão além do desconforto abdominal. Pela anatomia feminina, as bactérias do trato gastrointestinal têm facilidade em migrar para a uretra, contaminando-a.

5. Camisinha

Os espermicidas – substâncias responsáveis por matar os espermatozoides – modificam a flora vaginal, deixando as mulheres mais suscetíveis à ação maléfica das bactérias. A saída é procurar camisinhas sem espermicida ou que tenham a substância na parte interna, para o gel ficar em contato apenas com o pênis.

6. Cálculo renal

Em alguns casos, as pedras que se formam nos rins são ocasionadas por uma bactéria que interfere na acidez da urina, facilitando o depósito de sais. O risco de esse micróbio também promover a temida cistite.